Câmara de Albufeira isenta tarifas fixas de água e resíduos sólidos por quatro meses
A Câmara Municipal de Albufeira isentou as tarifas fixas de águas, águas residuais e resíduos sólidos durante quatro meses para ajudar a mitigar os efeitos nefastos da pandemia da COVID-19 na economia das famílias e das empresas do concelho.
Para evitar o contágio, a autarquia suspendeu o serviço de leitura de contadores, pelo que os consumidores deverão comunicar a leitura, nos dias indicados na fatura, através do número azul (800 202 274) ou do email (agua.leitura@cm-albufeira.pt).
São muitos os impactos causados pela COVID-19 na saúde, mas também ao nível da economia das famílias e das empresas, explica a autarquia. “Consciente deste facto o Município de Albufeira tem vindo a tomar um conjunto de medidas de forma concertada, as quais têm sido reavaliadas de acordo com a evolução da pandemia”, argumenta ainda.
Uma das primeiras medidas adotadas prende-se com a isenção das tarifas fixas de água, águas residuais e resíduos sólidos aplicada a todos os consumidores domésticos e não-domésticos, durante quatro meses.
Os efeitos da medida fizeram-se sentir já na fatura de abril e prolongar-se-ão até ao próximo mês de julho, refletindo poupanças efetivas para o bolso dos consumidores. No caso dos consumidores domésticos, a isenção das tarifas corresponde a uma poupança mensal de 8,90 euros. Assim, para um consumo de 10 metros cúbicos por mês, o valor habitual a pagar seria 24,26 euros. Com a atual isenção o consumidor irá pagar apenas 15,29 euros (a que corresponde um desconto mensal de cerca de 37 por cento).
Se o consumo atingir os 20 metros cúbicos por mês, em vez de 45,84 euros, o consumidor pagará 36,88 euros. Os consumidores não-domésticos com consumos de 50 metros cúbicos por mês, antes da medida iriam pagar 150,81 euros, sendo que agora irão pagar 125,33 euros. Se o consumo chegar aos 500 metros cúbicos por mês, em vez de 1356,37 euros passarão a pagar apenas 1253,30 euros.
Na fatura de abril, apesar de já estarem contempladas estas isenções, apenas surgem descriminados os metros cúbicos consumidos. Nos próximos meses de maio, junho e julho, as faturas já vão conter com a informação relativa à isenção das tarifas fixas de abastecimento de água, águas residuais e resíduos sólidos (ver área Designação – Escalões, no verso da fatura) que aparecerá com o valor igual a zero euros, a seguir a cada uma das linhas, esclarece a autarquia.
Com vista a evitar o contágio, o Município suspendeu o serviço de leitura de contadores de água. Por isso, para que não haja faturação por estimativa e acautelando a deteção de eventuais fugas de água nas redes prediais, os consumidores deverão comunicar, nos dias indicados na fatura, a leitura do contador através de telefone ou de email.