Câmara de Lagoa avança com várias pavimentações até final do ano
Estão prestes a iniciar-se as obras de repavimentação de várias ruas do concelho, há muito reclamadas pela população, face ao estado de degradação apresentado pelo piso de várias artérias.
Segundo apurou o Lagoa Informa, já foram adjudicados três lotes de intervenções e assinados os respetivos contratos com as empresas vencedoras dos concursos, que irão iniciar obras ainda este mês, prevendo-se a conclusão dos trabalhos até final do ano.
No lote um, para a freguesia de Porches, estão previstos trabalhos na Urbanização António Manuel Pequeno, na Rua das Figueirinhas, na Quinta das Figueirinhas, na Rua Nossa Senhora da Rocha e na Vila Mourisca, num investimento de 188 976,16 (+IVA).
O lote dois prevê asfaltamentos em Lagoa e Carvoeiro, com arranjos nas seguintes artérias: Rua Alfredo Keil (Lagoa), Rua Dona Maria Eugénia Júdice Dias Ferreira (Lagoa), Rua Francisco Sá Carneiro (Lagoa), Rua da Olaria (Lagoa), EM 1273 (Poço Partido), Rua Jacinto Correia (Poço Partido), Rua de Areias de Moinhos e Estrada da Faria. O custo destas obras atinge o valor de 268 929,07 (+IVA).
Em função do andamento dos trabalhos, os contratos preveem que poderão existir alterações ou ajustes que mudem o calendário de uma ou outra artéria.
Mais freguesias
O lote três, a concluir até final de janeiro, segundo estipula o contrato, prevê intervenções nas freguesias de Ferragudo e Estômbar, num investimento de 332 563,29€ (+IVA).
Estrada da Angrinha até aos Caneiros (Ferragudo), Rua Infante Santo e Marechal Carmona (Ferragudo), Rua do Regato (Ferragudo), Rua do Mexilhão (Mexilhoeira da Carregação), Rua dos Arrais (Estômbar) e Rua D. Margarida de Vasconcelos (Estômbar) são as artérias alvo de repavimentações previstas.
Algumas destas intervenções já avançaram, tendo as primeiras pavimentações sido realizadas na vila de Estômbar. No total, a autarquia vai investir 790 468,52 (+IVA) em todas estas empreitadas.
Além destas ruas e estradas, outras serão pavimentadas nos próximos meses, na sequência de intervenções nas condutas de água e que também incluem a pavimentação, como é o caso de, por exemplo, da estrada do depósito de água das Sesmarias até ao Parque Industrial de Lagoa.
O Lagoa Informa apurou ainda que, entretanto, a Câmara Municipal de Lagoa vai lançar até ao fim deste ano um novo concurso para pavimentações de mais vias, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros. Ainda assim, até à fase da adjudicação, é previsível que as empreitadas se iniciem já depois do primeiro trimestre de 2025.
Estômbar ‘reabriu’
Entretanto, no decorrer desta semana, reabriu a Rua 20 de Junho, em Estômbar, cujas obras deixaram a população local à beira de um ‘ataque de nervos’, face ao encerramento da entrada da vila durante vários meses. A artéria está agora completamente requalificada, com novo piso e passeios, além de renovadas condutas de abastecimento de água.