Câmara de Lagoa cede terrenos a IPSS para estruturas de apoio a idosos
A Câmara caba de atribuir a duas IPSS terrenos para construção de novas estruturas ao serviço dos idosos do concelho de Lagoa. Um situa-se em Porches, o outro na Mexilhoeira da Carregação.
Em ambos os casos o direito de superfície foi cedido gratuitamente a duas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) locais, pelo prazo de cinquenta anos, renováveis sucessivamente por iguais períodos de tempo.
Em Porches o terreno cedido tem uma área total de dois mil oitocentos cinquenta e seis metros quadrados (2 856 m2) incluindo a área de implementação de 856 m2. O valor foi estimado em oitenta e cinco mil e setecentos euros (85 700 €). Acaba de ser atribuído ao Centro de Apoio Social de Porches (CASP) por despacho assinado pelo presidente da Câmara a 13 de outubro de 2020.
Este terreno, propriedade da Câmara, fica agora destinado à construção de um novo equipamento residencial para idosos. Vocacionada para as funções de “Centro de Dia” ou de apoio domiciliário, a futura estrutura poderá ainda integrar valências de apoio à saúde mental ou à deficiência, ou poderá mesmo vir a integrar várias destas funções.
Na Mexilhoeira da Carregação a cedência à Associação Desportiva e Recreativa – Centro Cultural e Social da Quinta de S. Pedro (ADR) de um terreno com quatro mil, quatrocentos e cinquenta e cinco metros quadrados, (4 455 m2) já foi confirmada em escritura pública de 7 de outubro 2020.
Avaliado em cento e onze mil e quatrocentos euros (111 400 €), também este terreno se destina à construção de um equipamento social com funções de lar, centro de dia e apoio domiciliário.
«A estratégia da Câmara assenta na promoção e incentivo à construção de estruturas socias que possam dar resposta às necessidades da população do concelho de Lagoa. Torna-se necessário desenvolver soluções num contexto em que as solicitações são crescentes», contextualizou Luís Encarnação, presidente da Câmara de Lagoa.