Câmara de Lagos cede salas de antiga escola à Associação de Doces Regionais do Algarve
A ADRA – Associação de Doces Regionais do Algarve vai dispor de algumas salas do Espaço Jovem (antiga Escola Secundária Gil Eanes), cedidas pela Câmara de Lagos, onde poderá desenvolver atividades de promoção, demonstração e divulgação da doçaria regional algarvia.
A autarquia refere que esta cedência “está enquadrada na política municipal de apoio ao associativismo cultural, desportivo e recreativo, cumpre também a finalidade de dar utilidade a edifícios que são propriedade ou estão à responsabilidade do município, dinamizando esses espaços com atividades e novos usos de interesse para a comunidade”.
A ADRA foi criada a 12 de abril de 2022 com o objetivo de preservar, valorizar e promover a doçaria regional. Segundo a câmara, “a sua constituição foi, igualmente, impulsionada pela necessidade de criação de uma entidade que desse força ao setor e representasse os produtores locais no processo de certificação do Dom Rodrigo com o selo IGP (Indicação Geográfica Protegida), projeto em que o município se tem empenhado”. A ADRA já submeteu à apreciação da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural o caderno de especificações do Dom Rodrigo, aguardando-se uma decisão sobre o assunto.