Câmara de Lagos instala 24 desfibrilhadores para salvar vidas
A Câmara Municipal de Lagos está a instalar 24 desfibrilhadores automáticos externos (DAE) no concelho, com o objetivo de aumentar as hipóteses de sobrevivência em caso de paragem cardiorrespiratória (PCR).
Os DAE são equipamentos que podem ser utilizados por qualquer pessoa, mesmo sem formação específica, para fornecer choque elétrico a uma pessoa em PCR. A intervenção precoce com um DAE pode aumentar as oportunidades de sobrevivência em até 70%.
Os primeiros quatro DAE já foram instalados em recintos escolares (ES Júlio Dantas, EB Tecnopolis, ES Gil Eanes e EB das Naus). No início de 2024, as viaturas das forças de segurança e socorro do concelho também contarão com DAE. O programa será alargado às Oficinas Municipais e a três unidades da Santa Casa da Misericórdia de Lagos.
A Câmara Municipal de Lagos, através do Serviço de Proteção Civil e Defesa da Floresta, já formou mais de 300 pessoas das entidades diretamente envolvidas nos locais onde os DAE serão instalados. Em breve, a população em geral poderá participar num curso de Suporte Básico de Vida DAE.