Câmara de Portimão paga já 3,65 milhões de euros a credores
Durante o corrente mês de maio, a Câmara de Portimão propõe-se saldar as dívidas até 50.000 euros, o que abrange 479 credores do Município.
No total, serão transferidos cerca de 3,65 milhões de euros, sobretudo para pequenas e médias empresas, clubes e associações do concelho.
O anúncio do pagamento destas dívidas foi feito ontem pela presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, na reunião da Assembleia Municipal.
A situação “só é possível em virtude da prioridade que foi assumida pelo executivo municipal de afetar uma parte significativa da coleta do IMI ao pagamento de dívidas antigas, permitindo deste modo a injeção de dinheiro na economia local”, segundo a autarca.
Grande parte desta dívida reporta-se a fornecimentos à autarquia, nomeadamente Câmara Municipal de Portimão e Urbis, entre 2010 e 2014.
No que diz respeito ao restante da dívida de curto prazo, nomeadamente valores superiores a 50.000 euros, num montante global até 140 milhões de euros, “só poderá ser paga através das verbas provenientes do Fundo de Apoio Municipal, mecanismo de assistência financeira que a Câmara de Portimão foi obrigada legalmente a recorrer, tendo sido a segunda edilidade do país a apresentar o dossier de candidatura, o qual na presente data encontra-se em análise pela comissão executiva do Fundo de Apoio Municipal”, referiu Isilda Gomes.