Câmara de Portimão prepara novo acesso à cidade
A Câmara Municipal de Portimão lançará, no próximo ano, o concurso para a construção de um novo acesso à cidade, uma intervenção que integra um projeto mais amplo e uma renovação no trânsito na zona mais a norte da cidade.
O projeto rodoviário, entre a ‘rotunda do hospital’ e a Rua da Abicada, perto do Portimão Arena, deverá custar cerca de 2,5 milhões de euros, segundo adiantou ao Portimão Jornal o vereador José Cardoso.
Pretende, “além de aliviar o tráfego rodoviário na zona das Cardosas”, ligar este percurso ao novo viaduto. Outra das vantagens será “encaminhar o trânsito de veículos pesados para o terminal rodoviário e mercado por grosso”, sem que seja necessário passar por vias mais estreitas na cidade, como é o caso da Estrada de Monchique, ao lado da Panificadora.
O que está em causa, segundo explicou o responsável, é a construção de uma parte da via e o aproveitamento de outro troço já existente. Na prática, a ‘rotunda do hospital’ passa a ter uma nova entrada e saída entre o acesso à Companheira e a saída do túnel, no terreno situado nas traseiras da bomba de gasolina. A meio do percurso será construída uma rotunda, sendo que depois a estrada ligará à atual Rua da Abicada, frente ao Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Mercado Abastecedor e Gare Rodoviária. Esta será aproveitada para fazer a ligação à via superior, ao lado do Arena.
Empreitada da IP
Esta será apenas uma parte de um vasto projeto para aquela zona que irá modificar a forma como o trânsito flui. Isto porque há muito que a Infraestruturas de Portugal (IP) colocou em cima da mesa uma alternativa viável para eliminar a atual passagem ferroviária, entre o Gil Eanes e a Panificadora.
“No âmbito do Plano de Investimentos em Infraestruturas – Ferrovia 2020”, a empresa lançou “um empreendimento de eletrificação da linha do Algarve, que envolve a supressão do tráfego rodoviário e a reclassificação para passagem de peões, da atual passagem de nível da Estrada de Monchique, assim como a construção de uma passagem superior rodoviária que irá ligar as rotundas do Arena à da Rua de São José”, que fica a sul do caminho de ferro e liga esta zona ao casco antigo da cidade, refere o vereador.
Essa nova passagem rodoviária superior foi consignada no dia 24 de junho e envolverá um investimento superior a três milhões de euros, por essa empresa. Segundo a calendarização prevista, a empreitada, que agora se inicia, deverá estar concluída no final de 2023, altura em que abrirá ao trânsito, sendo, em paralelo, encerrada a atual passagem de nível. A nível da eletrificação da linha férrea, a data estende-se por mais um ano, devendo estar finalizada no ‘virar’ de 2024 para 2025.
Dois becos sem saída
A atual Estrada de Monchique, até agora transitável, será, desta forma, fechada, passando a ter dois ‘becos’, quer junto à Panificadora, quer no lado oposto. Um dos pressupostos será o de cortar este acesso, devido aos diversos acidentes que têm vindo a suceder. Esta será a única certeza para já, pois ainda não há um plano concreto sobre a forma como o trânsito ficará a sul da linha de caminho de ferro, após esta empreitada.
“Considerando a necessidade de reordenar o trânsito em toda a zona envolvente, o município de Portimão está a preparar a elaboração de um estudo para determinar as soluções necessárias a adotar, tendo em vista o reordenamento em toda a zona envolvente”, revelou o vereador. Este documento deverá estar concluído no primeiro semestre de 2023. O Portimão Jornal sabe que existiam algumas alternativas em ‘cima da mesa’, mas que, considerando que implicaria diversas ‘mexidas’ nos sentidos de algumas das principais vias, essa ideia poderá cair, surgindo alternativas mais eficazes.
Assim, é previsível que, quando a obra de construção do novo troço mais a norte foi lançada, também sejam divulgadas as opções alvo de estudo.