Câmara isenta tarifas em mais 250 lugares
A Câmara Municipal de Portimão conseguiu resgatar mais 250 lugares de estacionamento à superfície, que estavam sob a concessão da empresa SABA, que passam agora a ser gratuitos.
O parqueamento em ruas como a Praceta Major David Neto, as Ruas João da Cruz, Teófilo Braga, Heliodoro Salgado, João de Meneses, das Comunicações, Dom Carlos I, 28 de Maio, José António Marques e a bolsa que fica nas traseiras do Lar da Criança, PSP e EMARP passam agora a ficar isentos. A empresa privada tinha esta concessão que englobava também o parque subterrâneo em frente à Câmara Municipal, mas o contrato já terminou este mês, o que possibilitou antecipar este resgate.
No entanto, ao que o Portimão Jornal apurou esta gratuitidade não implica que deixe de existir uma fiscalização ativa. Ou seja, quem estacionar de forma abusiva, ocupando por exemplo dois lugares, ou com parte do veículo em cima do passeio reduzindo a mobilidade dos cidadãos, arrisca-se a ser multado pela EMARP, empresa que tem a responsabilidade de fiscalizar se são cumpridas as regras.
É, aliás, a esta entidade que o cidadão pode recorrer para solicitar um dos outros benefícios previstos no Regulamento das Zonas de Estacionamento Controlado em Portimão, a de não pagamento de 60 minutos diários nas zonas tarifadas, desde que o residente utilize a aplicação móvel iParque Mobile.
Este resgate junta-se ao que já foi efetuado em outubro de 2019, o da ‘concessão da Empark’, a outra empresa privada a operar na cidade. Assim, todo o estacionamento à superfície da cidade passa para gestão municipal, numa redução de 340 lugares tarifados, entre os quatro meses de junho e setembro, e de 540 lugares de outubro a maio (8 meses). Após esse acordo com a Empark, o município passou a gerir 400 lugares na zona central da cidade e no Largo do Dique. Neste largo junto à zona ribeirinha, com cerca de 200 lugares, as tarifas são apenas cobradas entre junho e setembro. Portimão passa a ter três áreas tarifadas que variam consoante os dias da semana e a época do ano.