Cantina da Cáritas de Portimão pode dar refeições a 700 pessoas

P6250003

A cantina social da Cáritas Paroquial da Matriz de Portimão, recentemente inaugurada no espaço onde funcionou um restaurante de comida macrobiótica, está preparada para apoiar duas centenas de famílias carenciadas da cidade, num total superior a 700 elementos, muitos deles vítimas da chamada ‘pobreza envergonhada’.

Localizada na Rua Diogo Gonçalves, em pleno centro histórico de Portimão, a cantina irá funcionar entre as 18h00 e as 19h00, de segunda a sexta-feira, providenciando pelo menos uma refeição quente diária a todos os utentes, entre os quais diversos idosos e sem-abrigo.

Para o efeito, foi constituída uma equipa composta por três cozinheiros, a que se associam algumas dezenas de voluntários, cujas tarefas passam por distribuir as refeições pelos beneficiários, inclusivamente transportando-as às habitações daqueles que não têm qualquer possibilidade de deslocação até à cantina social.

Nesse sentido, foi estabelecida uma parceria entre a Cáritas Paroquial da Matriz de Portimão, a Freguesia local e a Associação Humanitária dos Bombeiros, sendo possível que ao abrigo dessas deslocações se prestem alguns cuidados de saúde a pessoas necessitadas de acompanhamento.

Dados avançados pela Cáritas Paroquial portimonense indicam que só no ano de 2014 terão sido distribuídos pela instituição cerca de 67 toneladas de alimentos e um total de 6 mil peças de roupa, entre outro tipo de apoios.

O novo equipamento veio reforçar o leque de opções solidárias que a Cáritas tem colocado à disposição da população de Portimão, e que inclui um centro de atendimento situado paredes meias com a cantina, onde são avaliadas necessidades ao nível do pagamento de contas como a água, a luz, o gás, de rendas da casa e de medicamentos, estando previsto para breve a abertura de um ATL social, onde os pais poderão deixar temporariamente os seus filhos a custos reduzidos.

 

You may also like...

Deixe um comentário