Carta aberta contra a exploração de petróleo e gás natural no Algarve

0,,5791663_4,00

A Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) acaba de dirigir uma “carta aberta aos portugueses com o objetivo de alertar a população do Algarve e de Portugal para a importância de se mobilizar contra a exploração de petróleo e gás natural na costa algarvia”.

Segundo os promotores da missiva, “para além do risco dos impactos negativos no ambiente, no turismo e na vida das populações que residem na região do Algarve”, é de reter “a quase ausência de contrapartidas económicas e financeiras para o Estado Português, que deixa nas mãos da empresa privada de exploração petrolífera o lucro e nas mãos dos cidadãos portugueses os riscos e os custos de tão ruinoso contrato e desta péssima decisão política”.

A PALP informa também que terá em maio a primeira reunião com uma das câmaras municipais algarvias, “que já se interessou em discutir este importante assunto para a região e que vai lançar ainda este mês uma petição com o objetivo de recolher um número suficiente de assinaturas para entregar na Assembleia da República a exigência da suspensão imediata da exploração de hidrocarbonetos na costa”, não divulgando contudo qual a autarquia em causa.

Pretende também organizar neste mês o 1º Encontro Público – Algarve Livre de Petróleo, com a participação de representantes da Quercus, da Almargem, da Liga Para a Proteção da Natureza, do Movimento Algarve Livre de Petróleo, da Glocal Faro, da Sociedade Portuguesa Para o Estudo das Aves, da Peace and Art Society e da New Loops.

O encontro, ainda sem local e data definidos, visará discutir as possíveis consequências da exploração de petróleo e gás natural na região e será “aberto ao público interessado que queira participar num debate que se quer o mais alargado possível”.

You may also like...