Casa Manuel Teixeira Gomes terá núcleo museológico
A Câmara Municipal de Portimão vai criar o núcleo museológico da Casa Manuel Teixeira Gomes, naquela que será um reestruturação do espaço, após a autarquia ter adquirido, no ano passado, o imóvel onde funcionava a loja de antiguidades ‘A Tralha’.
O programa preliminar será apresentado este sábado, dia 28 de maio, no âmbito da celebração dos 162 anos sobre o nascimento do portimonense Manuel Teixeira Gomes, que se assinala no dia 27.
Esta intenção já tinha sido revelada pela Câmara Municipal, quando comprou o edifício na baixa, em maio de 2021, por 300 mil euros, exercendo direito de preferência. Este imóvel complementa o espaço onde o antigo Presidente da República nasceu, sendo que a autarquia detém mais de 800 metros quadrados, correspondendo a mais de metade da área original, o que permitirá melhores condições para o funcionamento das diversas valências deste equipamento cultural e, também, agora com este núcleo, expor o espólio pessoal, artístico e patrimonial do patrono.
O imóvel está inserido na Área de Reabilitação Urbana e na Zona de Proteção de Bens Culturais. Conforme apurou o Portimão Jornal, o objetivo será recuperar espaços já existentes, revertendo, sempre que possível, as descaracterizações que sofreu ao longo dos anos.
A ideia é ainda elaborar uma exposição de referência que dê a conhecer as diferentes facetas de Manuel Teixeira Gomes, como escritor, viajante, político.
Para isso, serão expostos diversos bens pessoais, como esculturas, postais, artigos manuscritos, fotografias.
Esta apresentação será antecedida, às 18h00, pela doação à Casa, do quadro ‘A Adoração dos Reis Magos’, por António Macieira Coelho, filho do professor Eduardo Coelho, que se correspondeu com o portimonense.
Após a divulgação do núcleo, a pianista Laura Quaresma e a violoncelista Bárbara Santos atuam no concerto ‘Teixeira Gomes – A música que lhe trazia paz’.
Este primeiro momento incluirá leituras de textos do antigo Presidente por Júlio Ferreira, da Alvor FM, a que se seguirá uma degustação de produtos regionais.
O programa, promovido pela Câmara Municipal, encerra no dia 3 de junho, às 18h30, com a conferência-debate ‘Teixeira Gomes – A Guerra e a Paz’, conduzida pelo professor catedrático Nuno Severiano Teixeira, vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa.