Catálogo revisita principais obras de Querubim Lapa

O Museu de Portimão foi palco do lançamento do catálogo ‘Querubim Lapa – Pintura e Cerâmica’, no dia 31 de janeiro, sessão que foi integrada nas celebrações do centenário do nascimento deste ilustre artista, nascido em Portimão, em 1925.
A obra inédita surge no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal de Portimão, o Museu e a Editora Caleidoscópio, sendo um documento científico de exceção, refere a autarquia. O catálogo eterniza, desta forma, a maior exposição individual de Querubim Lapa realizada até hoje, reunindo quase 50 anos da sua vasta produção artística.
A sessão contou com as intervenções de Isabel Soares, chefe da Divisão de Museus e Património, José Gameiro, diretor científico do Museu, Jorge Ferreira, representante da Editora Caleidoscópio, Pedro Lapa, historiador, e Sofia Nunes, curadora da exposição e coordenadora editorial. Sandra Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal, encerrou a iniciativa e sublinhou o orgulho da cidade em celebrar um criador que levou a luz do Algarve para o mundo.
Durante este lançamento, foi ainda assinado o ato de doação de uma pintura de Querubim Lapa, num gesto que reforça o património cultural da cidade, em que Pedro Lapa, filho do artista, doou ao município um óleo sobre tela de 1958. O momento, formalizado pela vice-presidente da autarquia e por Pedro Lapa representa um enriquecimento importante para o acervo do Museu, destaca a autarquia.
A vertente filatélica foi outro dos grandes destaques, sendo que, no final, à saída do auditório, os convidados puderam levantar o catálogo, acompanhado por um selo oficial de Querubim Lapa, que está incluído na série ‘Vultos da História e da Cultura – 2025’. Foi também inaugurada uma mostra dedicada à evolução da pintura e cerâmica portuguesa no hall do Museu, organizada pela Associação Filatélica do Algarve (AFAL).
A exposição ‘Querubim Lapa – Pintura e cerâmica’ esteve patente no Museu, entre 7 de dezembro de 2023 e 27 de abril de 2024 e, segundo a autarquia, foi um verdadeiro sucesso, pois contou com 30 mil visitantes, envolveu o esforço conjunto de 29 entidades e reuniu 98 peças em exposição.
A Câmara Municipal de Portimão, através do Museu, faz ainda uma menção especial à curadora Sofia Nunes e à família do artista, Pedro Lapa e Suzana Barros.
A autarquia considera que este “apoio foi fundamental para reforçar o lugar de Querubim Lapa na história da arte contemporânea e na identidade de Portimão”.





