CCDR defende que novas regras para as Grutas de Benagil reforçam a segurança
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve diz que as novas regras de navegação nas Grutas de Benagil, que limitam os acessos, garantem mais segurança.
A versão definitiva das instruções já foi publicada pela Autoridade Marítima Nacional (AMN) / Capitania do Porto de Portimão, após o processo de consulta pública.
A CCDR Algarve refere que “a iniciativa da AMN, enquanto entidade competente em matéria da segurança de navegação, decorre na sequência do relatório do “Grupo de Trabalho das Grutas de Benagil”, o qual foi igualmente alvo de consulta pública e que teve como objeto propor medidas visando estabelecer a capacidade de carga humana e determinar as condições de acesso às Grutas de Benagil, localizadas na Praia de Benagil, no concelho de Lagoa”.
Do processo participativo, coordenado pela CCDR Algarve, resultaram “um conjunto de recomendações relativas à operação e atividade das empresas marítimo-turísticas, segurança, acesso e circulação nas grutas e zonas próximas, e licenciamento, usos e fiscalização por parte das entidades competentes agora vertidas nas instruções de navegação da Capitania do Porto de Portimão”.
O processo e a consulta pública contaram com a participação de dezenas de entidades e cidadãos.
O edital da Capitania do Porto de Portimão, datado de 30 de julho, entra em vigor dez dias úteis após a sua publicação..