Cem anos da Sociedade Vencedora Portimonense com dois espetáculos no TEMPO

Foto: D.R.

Texto: Hélio Nascimento


A Sociedade Vencedora Portimonense atravessa um dos momentos mais significativos da sua história, comemorando o centenário durante este ano. De eventos diversificados e inéditos às atividades tradicionais, tudo converge para a data que vai engalanar a coletividade e fazer de Portimão uma cidade mais rica e inclusiva. Os dois espetáculos programados para o Teatro Municipal (TEMPO) serão os pontos mais altos, mas a programação, a que o Portimão Jornal teve acesso, contempla um número infindável de iniciativas. 

Ao mesmo tempo, a Vencedora confirma a passagem de testemunho na presidência da Direção, no final deste mandato, com Guido Albino a retirar-se de cena depois de um período em que marcou a existência da instituição, deixando nas mãos de Luís Monteiro a prossecução de um trabalho a todos os títulos notável. Uma sucessão já anunciada, que não só será pacífica como permitirá continuar na senda do sucesso. 

“É um ano especial, sem dúvida. São 100 anos de vida, de alegrias e realizações, com algumas arreliações pelo meio, é verdade, mas estamos vivos e estamos cá”, vinca Guido Albino, na companhia de Luís Monteiro, na emblemática ‘sala de visitas’ da coletividade. “As comemorações do centenário, aliás, começaram a 7 de janeiro, com uma caminhada pela Zona Ribeirinha. Foi muito giro e juntou cerca de 80 pessoas”, na maioria associados, que não quiseram faltar à chamada, dando assim corpo a uma das novas iniciativas, denominada ‘Conheça a Cidade’, que terá continuidade nos meses seguintes.

Carnaval celebrado de modo mais efusivo
O calendário prossegue este mês, com o Festival de Percussão, no dia 9, nas vésperas do arranque dos festejos do Carnaval, que vão ser celebrados “de modo mais efusivo”, com um espetáculo do Ritmo Jovem e de Pedro Silva a animar. “Este Carnaval será diferente e mais preenchido, durante os dias 10, 12 e 13, finalizando com um baile à tarde, a seguir ao desfile organizado pela Câmara. Fica já o convite para todas as pessoas cá virem”, apela Guido Albino.

No dia 17 há fados de Coimbra, um espetáculo de beneficência, com a receita a reverter para a Associação Autista de Portimão. “O grupo de Coimbra foi contratado por particulares, nós contribuímos com a sala e os direitos de autor, e será, certamente, uma bela ajuda à Associação”.

O dia 25 é dedicado a uma visita ao Museu, porque “há muita gente de Portimão que não o conhece e está na altura de levar toda a comunidade de associados a contemplar uma das principais referências do concelho”.

O programa prossegue com motivos de interesse, como é o caso de mais uma festa ‘M80’, dia 2 de março, com Francisco Gil, dando sequência ao que “tem sido um êxito na nossa casa”, tal como as noites de fado. A primeira do ano está marcada para dia 9 de março com Vítor do Carmo, José Santana, João Leote, Isa Brito e Maria da Saudade. “No dia 23, mantemos a tradição do Baile da Primavera, rodeados de flores e com o João Paulo Cavaco a animar”.

Uma das melhores fadistas do panorama nacional
O epicentro da programação ocorre a 1 de novembro, o dia dos 100 anos, com a primeira referência para a missa que será celebrada pelo Padre Mário de Sousa, às 11h30, na Igreja Matriz, em memória dos sócios falecidos. No dia 2, há a Grande Gala no TEMPO, “estando já contratada uma fadista de primeira linha. Trata-se de uma das melhores fadistas do panorama nacional. O espetáculo será destinado apenas a sócios e convidados e tem o apoio da Câmara e da Junta de Freguesia”, avançam ainda.

O nome da fadista será revelado mais tarde, porque, como refere Guido Albino, “o espetáculo é integrado nas festas da cidade e, por isso, combinámos guardar mais um tempo o segredo”. A festa terá ainda “um beberete e os tradicionais discursos, mas estamos certos que será uma Grande Gala”. Mas há mais: no dia 9, realiza-se o baile de aniversário, com Ana e Edgar e o sempre apetecido apagar das velas. Em paralelo, “como tínhamos prometido, decorrerá um sorteio para os filiados, com a oferta de um fim de semana aos associados novos e outro para os restantes e atuais sócios”.

Para fechar 2024, também no TEMPO, a 15 de dezembro, será a vez da Gala dos Fadistas de Portimão, com Vítor do Carmo, José Pinto, José Santana, Tó Correia, Joana Rato, Cremilde, João Leote, Luana, Ana Marques, Adriana Marques, Maria da Saudade e Helena Silva. “Aqui, vamos ter venda de bilhetes, a um preço simbólico, mas queremos ocupar todos os lugares do TEMPO. Não temos dúvidas de que será um digno final das comemorações da Vencedora. Acreditamos mesmo que nunca se realizou nada do género na cidade”.

Cidade e coletividade cresceram juntas
Neste ano, também se comemora a elevação de Portimão a cidade. “A Vencedora cresceu com a própria cidade e até se pode dizer que a viu nascer, porque é um mês mais ‘velha’. Depois, sempre acompanhou o seu desenvolvimento. Sendo assim, é natural que queiramos dirigir estas atividades do centenário a todo os concidadãos”, realça Luís Monteiro, ciente da perfeita simbiose entre as duas realidades.

As caminhadas ‘Conhecer a Cidade’, por exemplo, juntam à vertente física e de lazer a oportunidade de os portimonenses ‘descobrirem’ locais e pontos de interesse. “Embora vivendo cá, algumas pessoas passam ao lado da história, seja do teatro ou do museu, que tem prémios internacionais e é uma referência. Daí estes passeios, com alguém a explicar o que temos em redor. O Museu retrata a história de uma cidade piscatória, que se desenvolveu pelas praias, pelo turismo e com muito para contar”, enfatiza o dirigente. 

Foto: Portimão Jornal

Neste contexto, o passeio por Alvor, previsto para abril, tem dois objetivos: conhecer as paisagens inconfundíveis da zona e também a sua história, visitando os principais pontos de interesse, atendendo ainda ao património ambiental. “Alvor não é só a Ria, é o que ela representa e a ligação ao mar”, prossegue Luís Monteiro, sem esquecer a importância de outras disciplinas da Vencedora, como as festas M80, que “captam gente nova e alimentam o projeto que está em marcha, de angariar novos sócios”, e, obviamente, as noites de fado. “Como o Guido disse, é uma atividade âncora. Fomos a primeira coletividade a organizar espetáculos de fado de forma regular e damos voz aos portimonenses e a todos os algarvios”.

A compra da sede como prenda
Guido Albino tem 66 anos e está na Vencedora desde 1981. Já há algum tempo que queria deixar o cargo de presidente, mas os colegas da Direção convenceram-no a ficar até ao fim do ano do centenário. “Fico a colaborar, porque esta é a minha casa. Desempenhei vários cargos e agora é a vez do Luís, que tem carisma, pulso forte e é dedicado. Sem menosprezar os outros elementos, o Luís é a pessoa indicada”, afirma Guido, acrescentando que a Direção vai permanecer praticamente a mesma, registando-se também a saída de Carlos Carrelo.

Com raízes próprias e familiares nesta história, Luís Monteiro tem 49 anos e aponta desde logo ao “trabalho de equipa”, como um dos maiores trunfos da coletividade. “O Guido sabe bem a força que fizemos e até nos manifestámos contra a sua saída. Ele reergueu o clube. Não concordo, mas compreendo as suas razões e alguém tinha de assumir, com responsabilidade, porque o trabalho dos últimos anos é interessante e muito proativo”, sublinha o futuro presidente, satisfeito por poder contar com a estrutura base. “O núcleo duro e a motivação são as mesmas”, diz ainda Luís Monteiro. 

Em estreita harmonia, os dois homens têm um desejo forte que gostavam de ver concretizado, para funcionar como prenda do centenário. A compra do edifício da sede. “Estou convencido que vamos conseguir. É o sonho em que estamos empenhados. A presidente da Câmara está a par e, embora não dependa dela, vai dar certamente uma força”, acredita Guido. Um dos fatores do sucesso futuro da Vencedora, adianta Luís, “passa por criar condições neste edifício para criar outro tipo de eventos, pela que a aquisição é fundamental”.

Um logótipo mais moderno e apelativo

Como forma de comemorar o centenário e homenagear todos os que fazem parte da sua história, a Sociedade Vencedora considerou ser a altura ideal para fazer um ‘refresh’ ao seu logótipo, incutindo-lhe alguma modernidade, sem, contudo, perder o espírito elegante e clássico das instituições que são uma referência. Assim, a carga histórica do emblema foi levada em linha conta no novo logótipo (o terceiro desde a fundação), que mantém a essência e os elementos em destaque desde a fundação, tornando-os, porém, mais apelativos e modernos e permitindo uma utilização mais eficaz nos vários meios de comunicação da atualidade, especificamente no digital. Assim, o estudo desenvolvido por ‘A Marca’ – uma empresa de ‘malta’ jovem e empreendedora de Portimão – assentou na recriação de tradições e costumes do concelho, proporcionando momentos de convívio entre a comunidade local e com uma forte componente social, envolvendo a dita comunidade e pretendendo captar público mais jovem. Ao mesmo tempo, foi criado um selo comemorativo do 100º aniversário, que surge desenvolvido na nova versão do logótipo.  

PROGRAMAÇÃO PARA 2024

⇨ fevereiro
Dia 9 | 21h30
Jam Session do Festival Dias de Percussão
Dia 10
Baile de Carnaval com Ritmo Jovem e Pedro Silva e concurso de máscaras
Dia 12
Baile de Carnaval com Ritmo Jovem e Pedro Silva
Dia 13 | 15h00
Desfile de Carnaval na zona ribeirinha de Portimão
18h00
Matiné com Ritmo Jovem e Pedro Silva
Dia 17 | 21h30
Espetáculo de beneficência Fados de Coimbra

⇨ Março
Dia 2 | 21h30
Festa anos 80 com Francisco Gil
Dia 9 | 21h30
Noite de fado com Vítor do Carmo, José Santana, Isa de Brito, João Leote e Maria da Saudade
Dia 23
Baile da Primavera com João Paulo Cavaco

⇨ Abril
Dia 6
Noite de fado
Dia 20
Festa anos 80
Dia 26 | 9h00 às 15h30
Ação ‘Dê sangue e salve vidas’, na sede da ADSBA
Dia 28 | 10h00
Passeio ‘Conheça a sua cidade’, em Alvor

⇨ Maio
Dia 4
Noite de fado
Dia 18
Festa anos 80

⇨ Junho
Dia 29
Noite de Fado
Dias 8, 15, 22 e 28
Arraiais dos Santos Populares

⇨ Setembro
Dia 29
Passeio ‘Conheça a sua cidade’, na Praia da Rocha

⇨ Outubro
Dia 12
Noite de fado
Dia 19
Festa anos 80

⇨ novembro
Dia 1 | 11h30
Missa, na Igreja Matriz de Portimão
Dia 2 | 21h00
Gala do Centenário, no TEMPO
Dia 9
Baile do 100º aniversário
Dia 30
Festa anos 80

⇨ Dezembro
Dia 7 | 21h30
Baile da Cidade, com Ricardo & Idalécia
Dia 14 | 21h00
Gala dos Fadistas de Portimão, no TEMPO

 

You may also like...

Deixe um comentário