Centro Escolar do Pontal apostou em Natal Sustentável

  • Portimão_Cidade Ambiente 2019_Pontal_asv_1
  • Portimão_Cidade Ambiente 2019_Pontal_asv_2
  • Portimão_Cidade Ambiente 2019_Pontal_asv_4
  • Portimão_Cidade Ambiente 2019_Pontal_asv_5
  • Portimão_Cidade Ambiente 2019_Pontal_asv_6
  • Portimão_Cidade Ambiente 2019_Pontal_asv_7
  • Portimão_Cidade Ambiente 2019_Pontal_asv_8
  • Portimão_Cidade Ambiente 2019_Pontal_asv_9
  • Portimão_Cidade Ambiente 2019_Pontal_asv_10

É já quase uma tradição na comunidade do Centro escolar do Pontal, do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, em Portimão, criar um espaço no átrio que evidencie a época natalícia ao mesmo tempo que sensibiliza para outros temas importantes.

Este ano, foi construída uma cidade verde, com recurso à imaginação dos mais pequenos alunos, do jardim de infância e do primeiro ciclo, e colocando assim em 3D o que entendem que uma cidade deve ter.

Jardins, bicicletas, muitas árvores, um reservatório de água, ventoinhas e até um moinho foram algumas das estruturas que as crianças resolveram apresentar e que no conjunto deram forma à Cidade Ambiente. Há dois anos o mote foi uma Aldeia Natal que no ano seguinte se tornou uma Aldeia Família.

A exposição foi inaugurada no dia 13 de dezembro, ao final da tarde, por educadores, professores, alunos e representantes do Agrupamento de Escolas e da Câmara Municipal, bem como por alunos e pais e outros familiares.

“Estes magníficos trabalhos, que foram feitos com materiais reciclados, mostram que há muita criatividade, quer dos alunos e pais, quer dos professores e educadores desta escola. De facto, vivemos num tempo de mudança. Hoje está a terminar a terminar a conferência das alterações climáticas que é algo que nos deve começar a preocupar e levar a perceber o que vai acontecer no nosso território”, afirmou Filipe Bally, em representação da Câmara Municipal de Portimão.

“Também esta semana a Comissão Europeia falou do novo pacto ecológico para o ambiente”, que mostra que “vamos ter que alterar alguns dos nossos comportamentos, porque produzimos muitos resíduos. Temos que começar a tentar perceber como vamos tentar reduzir a quantidade de resíduos que produzimos e manter a nossa qualidade de vida. É o início de um trabalho que está a ser desenvolvido com estas novas gerações e que espero que continue a dar os seus frutos daqui para a frente”, acrescentou.

Já Luís Correia, diretor do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, além de agradecer o empenho de toda a comunidade escolar, explicou que o significado não é apenas o Natal, mas também um trabalho que tem que ser realizado todos os dias, por todos. “O futuro será construído com o nosso contributo. A escola tem esse papel e tem essa importância”, concluiu.

You may also like...

Deixe um comentário