CHUA já tem Hospitalização Domiciliária no Barlavento

in Portimão Jornal nº26


A nova Unidade de Hospitalização Domiciliária do CHUA, em Portimão, já entrou em funcionamento em maio, tendo a sessão de apresentação decorrido a 1 de junho.

Na prática este serviço de cuidados de saúde de proximidade, assume-se como um modelo alternativo ao convencional, pois o utente é acompanhado em casa. Na primeira fase deste projeto estarão integrados cinco doentes em simultâneo, num raio de ação de 30 quilómetros do CHUA.

“A hospitalização domiciliária tem sido uma das grandes revoluções a que temos assistido no SNS, muito na sequência de aumentar a medicina e os cuidados de proximidade. Valoriza o papel ativo do doente, com outra capacidade do ponto de vista de acompanhamento em ambiente familiar e proporciona maiores ganhos a nível de autonomia”, explicou o médico Nuno Vieira, um dos elementos que coordena esta equipa.

A garantia dada é a de que os cuidados são muito semelhantes ao já realizados no internamento convencional, com um serviço que funciona 24 horas por dia.

Os doentes escolhidos têm de se enquadrar em alguns critérios que garantam a segurança enquanto estão em casa, sejam fatores clínicos, sociais ou geográficos. A equipa é constituída por médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutica, nutricionista, assistente técnica, tendo o suporte de diversos serviços de toda a unidade hospitalar.

Outra mais valia para o doente é a redução do risco de infeções. O CHUA está a trabalhar para, em pouco tempo, aumentar a vertente assistencial e de segurança dos doentes em Hospitalização Domiciliária através da introdução da telemonitorização, conceito inovador no país e que permitirá uma vigilância mais pormenorizada.

Por todas estas razões, Ana Castro, presidente do Conselho de Administração do CHUA, considera que este é “um marco para o Barlavento que começará a ter uma oferta, até aqui inexistente”.

A apresentação contou com a participação de Paulo Morgado, presidente da ARS do Algarve, José Pacheco, vice-presidente da CCDR do Algarve, da Diretora do Núcleo de Respostas Sociais do Centro Distrital da Segurança Social e das presidentes das Câmaras Municipais de Portimão, Isilda Gomes, e de Silves, Rosa Palma, além do Conselho de Administração do CHUA.

You may also like...

Deixe um comentário