‘Cidades Analíticas’ em seminário
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve irá realizar a 12 de março o seminário “Cidades Analíticas” sob o tema “Acelerar o Desenvolvimento das Smart Cities em Portugal”.
A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia e a Direção-Geral do Território (DGT), e terá lugar a partir das 9h30 no auditório da CCDR, em Faro.
O encontro, que contará com a presença do secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto, tem por objetivo a promoção do debate em torno do tema das cidades analíticas através da partilha de experiências e ideias e do reconhecimento de projetos inovadores, visando incentivar os organismos públicos, as empresas, a comunidade científica e a sociedade civil em geral para promoverem o desenvolvimento das smart cities, ou cidades inteligentes, em Portugal.
Para além das comunicações da subdiretora-geral da DGT e do representante do International Data Corporation, Gabriel Coimbra, o programa do seminário integra também a apresentação de um conjunto de quatro projetos e casos de estudo desenvolvidos na região algarvia, prevendo ainda uma comunicação do secretário técnico do PO Algarve 21, António Ramos, relativa ao enquadramento de projetos no novo programa operacional regional, assim como um espaço para debate.
Os seminários ‘Cidades Analíticas’ ocorrem durante este mês de março em todas as regiões-plano do país, estando agendada para 22 de abril em Lisboa a conferência final, a qual será subordinada ao tema Urban Analytics – Accelerating the development of smart cities in Portugal.
“Cidades Analíticas” é uma iniciativa associada ao conceito de smart cities e ao desenvolvimento de soluções com vista a uma melhor e mais eficaz gestão da informação, exploração e disponibilização de ferramentas de análise urbana: as smart cities exploram as tecnologias de informação e comunicação (TIC) em nome da eficiência e sustentabilidade do sistema urbano e do desenvolvimento territorial.
A analítica urbana é um campo específico no contexto da inteligência urbana que tira partido de soluções e ferramentas de advanced analytics (ferramentas computacionais de processamento da informação, pesquisa e cruzamento de dados, orientados para a definição e avaliação de cenários prospetivos), em benefício das cidades e da gestão urbana, para monitorização do funcionamento e operacionalização dos sistemas urbanos e melhoria de técnicas de apoio à tomada de decisão.
O programa da sessão encontra-se disponível em www.ccdr-alg.pt, podendo ser encontradas informações complementares em: http://www.dgterritorio.pt/urbananalytics2015