Cinco cágados serão devolvidos ao habitat natural pelo Zoomarine
Cinco cágados serão libertados esta quinta-feira, 5 de setembro, no meio selvagem, depois de diferentes e complexos períodos de reabilitação no Porto d’Abrigo do Zoomarine. Regressam assim à vida independente, “como se pretende com estas espécies endémicas e crescentemente ameaçadas de extinção”, refere o parque em nota de imprensa.
A devolução, numa habitual parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), terá lugar numa zona tranquila da albufeira da Herdade da Parra, em São Marcos da Serra.
Depois de um Verão intenso para os seus reabilitadores, estes Mauremys leprosa (cágados-mediterrâneos), que partilharam espaço com uma rara tartaruga-de-couro voltam ao habitat natural, numa tentativa de inverter a tendência de decréscimo dos seus números que se tem verificado nas últimas décadas.
“Entretanto, fica a mensagem de sempre: não se deve retirar cágados dos seus habitats naturais e não se deve colocar em habitats naturais os cágados (exóticos) que foram compradas em lojas de animais – porque a Conservação da Natureza disso depende”, recorda o Zoomarine.