Cine-Teatro Louletano aposta forte em 2018
O Cine-Teatro Louletano acaba de anunciar a sua programação para a próxima temporada, que vai de janeiro a junho de 2018, afirmando este espaço cultural da edilidade louletana como uma sala de média dimensão de referência no panorama cultural do sul do país.
A começar pela música, continua forte a aposta em estreias no Algarve, em Loulé, de novos discos de reconhecidos compositores nacionais, mas também de outros ligados a um circuito mais alternative. Assim, para além de nomes mais sonantes como o maestro Rui Massena (18 de fevereiro), Dino D’Santiago (9 de junho) ou Pedro Abrunhosa (16 e 17 de junho), são apresentados em absoluta estreia algarvia os novos álbuns de Linda Martini (9 de março), Mazgani (24 de março) e Dead Combo (17 de maio).
Destaque ainda para estreia nacional, em Loulé, do novo trabalho discográfico de David Fonseca (a 9 de maio), bem como para três espetáculos muito especiais: o tão esperado regresso do cantor e compositor Fausto Bordalo Dias ao Algarve (1 de fevereiro); o fadista Ricardo Ribeiro a cantar José Afonso, acompanhado de um quinteto ligado ao universo do Jazz (a 24 de abril); e Filipe Raposo e Filipe Melo, numa cumplicidade a dois pianos, para celebrar o Dia Internacional do Jazz a 30 de abril.
No âmbito do ciclo musical ‘O Longe é Aqui’, vêm aí mais três concertos únicos: um com a diva do jazz Maria João e o inspirador projeto feminino algarvio de canto à capella Moçoilas (a 14 de janeiro); outro, a 6 de maio, que junta um grupo de referência na área da música tradicional portuguesa (reinventada), que juntará Ronda dos Quatro Caminhos ao jovem fadista louletano César Matoso; e, por fim, o reencontro do promissor jovem quarteirense Bertílio Santos com a cantora Aurea a 22 de junho em Quarteira.
Ainda na área musical, será introduzido um novo ciclo dedicado à música clássica, com os ’Clássicos na Avenida’, numa coprodução entre a Orquestra Clássica do Sul, o Município de Loulé e o Teatro Tivoli BBVA de Lisboa.
Em termos de arte para a primeira infância (bebés, pais e profissionais que trabalham com esta faixa etária), e através da parceria com a Companhia Musicalmente (sediada em Leiria), serão apresentados espetáculos de cariz multidisciplinary, bem como realizadas conferências e debates para debater o desenvolvimento musical e a criação artística para a primeira infância, sem esquecer a aposta na dimensão formative, dirigida a animadores, educadores e demais mediadores que trabalham com bebés.
No que concerne à comunidade escolar e famílias, o Cine-Teatro continua a apresentar propostas performativas que enfocam no triângulo arte-educação-cidadania, contribuindo para a sensibilização dos mais pequenos para as questões da prática cívica, da ética e de outros valores afins. Daí também a prossecução na aposta em criações, nas áreas do teatro e performance, que incidem em temas ligados à atualidade nacional e internacional, na forma do ciclo ‘Estórias silenciosas’
No que toca ao teatro, destaque para a apresentação da peça ‘Actores’, encenada por Marco Martins e com Bruno Nogueira, Luísa Cruz, Miguel Guilherme, Nuno Lopes e Rita Cabaço, e a versão d’A Tempestade’, de Shakespeare, pela Companhia João Garcia Miguel.
PROPOSTAS DIVERSIFICADAS
A agenda para o primeiro semestre de 2018 levará a Loulé espetáculos interdisciplinares de reconhecidas companhias nacionais (e internacionais) que normalmente não apresentam as suas criações abaixo do rio Tejo, bem como noutros quadrantes da dança mais dirigidos a um público generalista, como o flamenco (12 e 13 de maio) e o tango (3 de fevereiro; e 16 e 17 de março).
O cinema também não é esquecido, prosseguindo vários eventos de referência (Monstrare, Mostra de Cinema da América Latina e Festa do Cinema Italiano).
Por fim, é de sublinhar a realização da terceira edição do Som Riscado – Festival de Música e Imagem de Loulé, que aposta na criação contemporânea e na programação dirigida a públicos mais segmentados e alternativos.
Para mais informações, os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar a sua página de facebook – www.facebook.com/cineteatrolouletano ou o website http://cineteatro.cm-loule.pt.