Cineteatro Louletano para a Rede Nacional de Teatros
O Cineteatro Louletano acaba de ser credenciado e entrar na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, após uma candidatura voluntária, aberta pelo Ministério da Cultura.
A candidatura do Cineteatro Louletano aconteceu em julho, num processo de credenciação, liderado pela DGArtes, para verificar a existência de todas as condições requeridas – entre elas a regularidade de programação própria, especificações técnicas ao nível da sala, palco e estruturas de acolhimento, bem como a existência de uma equipa multidisciplinar a tempo inteiro.
Recorde-se que a institucionalização da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses era há muito aguardada, em particular, pelas entidades artísticas e pelos municípios. “Estamos perante um momento importante de desenvolvimento de políticas públicas culturais, pelo que consequentemente a DGARTES vê reforçada a sua missão de serviço público”, salientava, em maio, a DGArtes.
Após obras de reabilitação, em 2011, o Cineteatro Louletano é hoje um equipamento de referência a sul do país, no apoio à criação e na escuta ativa da comunidade artística local e regional lançando-lhe continuados desafios, assim como primando pela programação exigente, de qualidade e diversificada, que permita aos cidadãos louletanos (e não só) ter acesso ao que de melhor se faz nas artes performativas no país.
A integração na Rede Portuguesa de Teatros e Cineteatros é fundamental para continuar o trabalho do Cineteatro Louletano, assim como aceder às boas práticas nacionais, a formação técnica e, ainda, ter a possibilidade de se candidatar a programas de apoio.
No Algarve foram, nesta primeira fase, credenciados três equipamentos culturais – o Cineteatro Louletano, o Centro Cultural de Lagos e o Teatro Lethes, em Faro. A ideia é que, gradualmente, a RTCP se estenda a equipamentos de todo o país, que cumpram com os requisitos técnicos, humanos e de programação regular.
Vítor Aleixo, autarca louletano, considera que esta credenciação “é um momento feliz e que devemos assumi-la como uma nova responsabilidade, quer com os públicos quer com os artistas, contribuindo para reforçar o pensamento e a ação cultural municipal”.
Recorde-se que o Cineteatro – que assinalou em 2021 os 91 anos de existência, e dez anos da reinauguração – é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé, e é um dos promotores da Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e da Rede 5 Sentidos.