Comemorações dos 50 anos de Abril arrancam com cinema em Albufeira
“Ciclo da Liberdade” é um evento dedicado ao cinema e que marca o arranque das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Albufeira. Realiza-se este fim de semana (dias 17 e 18 de fevereiro), no Auditório Municipal. A entrada é gratuita, sujeita à capacidade da sala.
“Este é um momento de extrema relevância e que muito nos orgulha organizar, não só pela importância histórica do tema para o país, mas também por ser o mês em que o Município recebe a 10.ª edição dos Prémios Sophia, um evento que proporciona uma oportunidade única para a divulgação dos novos talentos na área do audiovisual”, refere José Carlos Rolo, presidente da câmara.
O “Ciclo da Liberdade” contemplam sete filmes de vários tipos, nomeadamente animação, biografia e documentários.
Segundo o programa revelado pela câmara, a sessão de estreia acontece este sábado, dia 17 de fevereiro, às 15h00, sendo exibidos quatro filmes portugueses de animação: “O Casaco Rosa” de Mónica Santos; “A Noite Saiu à Rua” e “Os Salteadores” de Abi Feijó e a “Balada de um Batráquio” de Leonor Teles.
Ainda nesse dia, às 18h00, é dada a conhecer a história baseada em factos históricos, relatos pessoais, revelações íntimas e emoções reais de quem acompanhou um dos mais reconhecidos símbolos do 25 de Abril. “Salgueiro Maia: O Implicado” é o título desta obra de Sérgio Graciano, que retrata a vida de um dos militares responsáveis pela Revolução de Abril de 1974 que levou à definitiva queda da ditadura do Estado Novo.
No domingo, dia 18 de fevereiro, o “Ciclo da Liberdade” arranca com “O Profeta” de Roger Allers. O filme, que vai ser exibido às 15h00, conta a história de Mustafa, um prisioneiro político que conhece uma menina de oito anos, Almitra, na ilha fictícia de Orfalés. Ele partilha com ela a sua sabedoria e os seus poemas, através de nove histórias com mensagens de paz, amor, amizade e fraternidade. Esta animação baseada na obra homónima do poeta libanês vai ser apresentada dobrada em língua portuguesa possibilitando a compreensão de todos os elementos da família.
O Ciclo encerra com a exibição de “Outro País”, às 18h00. Sérgio Tréfaut é o realizador desta película que mostra a Revolução Portuguesa através dos olhares dos mais importantes fotógrafos e cineastas que testemunharam o momento.