Comitiva turca visita Portimão e conhece projetos de reutilização de biorresíduos
Uma comitiva do município turco de Bayrakli vai visitar Portimão, entre 15 e 17 de fevereiro, no âmbito do projeto “Town Twinning Turkey and EU”. O objetivo é estreitar os laços entre os dois municípios – que deverão em breve avançar com um processo de geminação – e partilhar boas práticas, revela a autarquia algarvia.
Liderada pelo presidente da autarquia turca, Serdar Sandal, a comitiva vai ser recebida, na manhã de 15 de fevereiro, por Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão. Durante a tarde desse dia, será realizada uma visita à sede da EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, onde serão dados a conhecer diversos projetos em curso, nomeadamente no que se refere aos biorresíduos e água.
No dia seguinte, de manhã, será efetuada uma visita ao Museu de Portimão, decorrendo depois um passeio em barco solar. Durante a tarde, está prevista uma deslocação a Alvor, com passagem pelo Centro Interpretativo do Salva-vidas e o passadiço da ria.
Por fim, na manhã de 17 de fevereiro, será visita uma exploração viveirista em Vale da Lama, onde será mostrado o modo de funcionamento de um “BiomateralKIT”, com recurso a cascas de ostra e outros restos de comida, no sentido de transformar esses elementos, reutilizando-os de forma sustentável.
A Câmara de Portimão refere que “esta experiência prática e pedagógica, que visa uma adequada utilização de biomateriais e sua reintegração no ciclo económico circular, serve de mote para o bootcamp que, entre 19 e 23 de fevereiro, envolverá quatro turmas do Agrupamento de Escolas da Bemposta e duas do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, num total de cerca de 120 alunos do Ensino Secundário”.
O bootcamp, ligado ao projeto “Town Twinning Turkey and EU”, permitirá aos alunos desenvolverem experiências, sob orientação e liderança de uma equipa de professores do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes.
O projeto “Town Twinning Turkey and EU” é liderado pelos Municípios de Portimão e de İzmir Bayraklı, em parceria com o ISMAT e a Universidade de Economia de Izmir. Teve início a 1 de novembro de 2023, tem a duração de um ano e o valor de 115,955.52 euros, destinando-se a ativar o “BiomaterialKIT” nas escolas e nas comunidades envolvidas.
Em Portimão, participam cem alunos da EBS Bemposta e da Escola Secundária Poeta António Aleixo, além de 50 professores ‘stakeholders’ dos diferentes agrupamentos do concelho e de vários agentes da comunidade.
“O propósito é a criação de metodologias e práticas para contexto letivo, a integração destas matérias em projetos aplicados, ações de integração na comunidade e o desenvolvimento de estratégias, planos e roteiros locais relativos às alterações climáticas e à sustentabilidade, no sentido de mudar radicalmente comportamentos e desacelerar o processo de destruição do planeta”, salienta a autarquia.