Concelhos de Lagoa e Lagos acolhem ciclo de concertos ‘Sons d’Aquém Mar’

A Questão Repetida e a ARTIS XXI promovem, em Lagoa e Lagos, o IV Sons d’Aquém Mar, um ciclo de concertos de música antiga que visa celebrar a riqueza da música e da cultura.

No dia 24 de novembro, às 19h00, o Convento de S. José em Lagoa será palco de uma Recriação Histórica que remonta a 1773, ano de fundação do Concelho de Lagoa. A fusão de atores e músicos criará cenas e personagens que remontam ao final do século XVIII, levando o público numa envolvente viagem no tempo. 

A edição deste ano oferece uma autêntica viagem pela Música Antiga, sempre às 16h30. Nos dias 25 e 26 de novembro, Joana Bagulho apresentará um Concerto de Cravo com obras transcrita da música de Carlos Paredes, entrelaçadas com obras do século XVIII. A anteceder, uma curta-metragem de autoria de Patrícia Leal e Beatriz Cardoso, que aborda questões ambientais e levantando a problemática da escassez de água no Algarve. 

Sob a direção de Sigiswald Kuijken, a Orquestra Barroca D’Aquém Mar apresenta um Concerto de Natal com obras de Bach, Telemann e Buxtehude. As apresentações terão lugar nos dias 1 e 2 de dezembro, na Igreja Matriz de Lagoa e na Igreja de Bensafrim, respetivamente. 

Nos dias 8 e 9 de dezembro, ‘Uma História de Sopro’ mergulhará os ouvintes na evolução do repertório escrito para sopros, percorrendo os períodos Renascentista, Barroco e Clássico.

Encerrando este ciclo de concertos, estará o grupo B’rbicacho [ viola da gamba, adufe, guitarra, voz], nos dias 16 e 17 de dezembro, com o espetáculo ‘De Maria em Maria’, que se trata de um olhar sobre a devoção mariana na música tradicional.

Os bilhetes estão à venda em BOL.pt 

Este é um evento co-produzido pela Artis XXI e Questão Repetida Associação Cultural, com o apoio dos Municípios de Lagoa e de Lagos, DGartes, Região de Turismo de Algarve e Antena 2. 

You may also like...

Deixe um comentário