Concerto e apresentação de livro marcam comemorações em Portimão do Dia Mundial da Língua Portuguesa
A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, vai comemorar este ano o Dia Mundial da Língua Portuguesa com um concerto e a apresentação de um livro.
O concerto acontece no dia 5 de maio e vai estar a cargo do Ensemble de Câmara da Academia de Portimão.
No dia seguinte, tem lugar a apresentação do livro de poemas ‘Casa e Logradouro’, da autoria de Aurelino Costa.
O poeta, nascido em Argival no ano de 1956, é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e exerce advocacia, tendo colaborado em várias publicações coletivas de literatura, desde revistas a antologias.
Autor dos livros ‘Poesia Solar’, ‘Raiz do Tempo’, ‘Pitões das Júnias’, ‘Amónio’, ‘Na Terra de Genoveva’, ‘Domingo no Corpo’ e ‘Gadanha”’, nomeado para o Prémio Autores SPA/2019, na categoria de Literatura – Melhor Livro de Poesia, também se tem destacado enquanto intérprete–dizedor de poesia, nomeadamente em recitais-concerto levados a cabo um pouco por todo o país.
Possui variada discografia, onde diz poesia portuguesa em parceria musical com o maestro António Victorino D’Almeida, além de ter sido narrador em ‘Miguel Cervantes & las Músicas del Quixote’, com a Hespéron XXI, sob direção de Jordi Savall, sem esquecer o facto da soprano Arianna Savall ter gravdo com a sua voz poemas de Aurelino Costa.
No concerto do dia 5 de maio, agendado para as 19h00 na sala multiusos da Biblioteca, o Ensemble de Câmara da Academia de Música de Portimão, constituído por alunos do 8º grau/12.ºano e composto por piano, flauta transversal, saxofone e trompete, apresentará um repertório musical variado, intercalando a música clássica e contemporânea com a palavra, num momento que pretende revisitar alguns dos maiores autores da língua portuguesa.
Ainda no dia 5 será inaugurada, às 18h00, uma exposição com alguns volumes da coleção de clássicos da literatura portuguesa, encadernados em couro, da editora Sá da Costa, que ficará patente na Biblioteca Municipal de Portimão até 26 de maio.
Os livros fazem parte de uma doação da família de Rui Pragana dos Santos à Biblioteca, estando presente na inauguração a sua filha, Maria da Conceição Pragana dos Santos.