Corrida Fotográfica de Portimão inspirada na obra de Teixeira Gomes
A Corrida Fotográfica de Portimão é este ano inspirada na obra literária de Manuel Teixeira Gomes e evoca o centenário da cidade.
“Esta 24ª edição da mais importante competição do género a sul do Tejo, também integra o 16º aniversário do Museu de Portimão, que a organiza em nome da Câmara Municipal, visando promover um olhar criativo aos entusiastas e amigos da fotografia, vindos de todo o país, com base na relação de proximidade entre Manuel Teixeira Gomes e as suas origens”, refere a câmara.
O portimonense Teixeira Gomes esteve, aliás, na origem, enquanto Presidente da República, da elevação da então Vila Nova de Portimão a cidade.
A corrida começa este sábado, a partir do Museu de Portimão, desafiando a “criatividade e interpretação individual dos participantes, com base em seis pequenos excertos, retirados da obra literária de Manuel Teixeira Gomes, que servirão de pretexto e inspiração para as três fotos a registar por cada sugestão, num total de 18 fotografias originais”, refere a autarquia. As imagens têm de ser captadas, obrigatoriamente, no município..
O período de inscrição e de recolha dos temas relativos à 24ª edição da Corrida Fotográfica de Portimão prolongar-se-á até 18 de julho, uma vez que, entende a edilidade, “muitos participantes, oriundos de outras partes do território nacional, poderão não ter disponibilidade para estar na cidade no próximo sábado”.
Cada participante deverá proceder, entre 18 de maio e 18 de julho, à respetiva inscrição presencial na receção do Museu de Portimão (terça-feira das 14h30 às 17h30 e entre quarta-feira a domingo das 10h00 às 17h30) e confirmar os seis temas a fotografar, entretanto divulgados no regulamento.
Aos melhores conjuntos de imagens serão atribuídos os seguintes prémios monetários: 1º prémio – 1.100 euros; 2º prémio – 900 euros; 3º prémio – 600 euros; 4º prémio – 400 euros.
Os trabalhos vencedores e as melhores fotografias de cada tema integrarão a habitual exposição coletiva, que este ano ficará exposta no Museu de Portimão a partir de setembro.