COVID-19: AMAL contribui com mais 600 mil euros para aquisição de material
As 16 câmaras municipais do Algarve transferiram para o Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC) mais 600 mil euros para a aquisição de equipamentos e materiais necessários às entidades da região.
Esta verba junta-se, assim, aos 1,3 milhões de euros que a Comunidade Intermunicipal do Algarve AMAL já tinha disponibilizado para o combate ao novo coronavírus COVID-19.
A decisão foi tomada na última reunião do Conselho Intermunicipal, que decorreu na sexta-feira, 3 de abril, e visa garantir a aquisição dos 30 ventiladores invasivos já encomendados, tendo em conta que se verifica uma variação de preços no mercado. A verba permitirá também adquirir mais material a ser distribuído pelos concelhos para responder às necessidades de centros de saúde, corporações de bombeiros, Instituições Particulares de Solidariedade Social e agentes da autoridade.
A AMAL assinou, há duas semanas, um protocolo com o ABC para aquisição de 30 ventiladores invasivos, termómetros e material de proteção individual, de que são exemplos máscaras, luvas e fatos, destinados aos hospitais da região.
Esta é uma resposta da Comunidade Intermunicipal que procura, assim, ajudar a responder à situação excecional que se vive, com a proliferação de casos registados de contágio de COVID-19 e que exige a aplicação de medidas extraordinárias e de caráter urgente.
Os presidentes de câmara apelam, de novo, a toda a população do Algarve para que continue a assumir, nos hábitos e comportamentos, as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), com vista à proteção e à contenção da propagação e que cumpra o decretado no Estado de Emergência Nacional.