Novo livro dá a conhecer as diferentes cores de Ferreiras às crianças que residem ou estudam na freguesia
A Junta de Freguesia de Ferreiras, em Albufeira, lançou uma publicação lúdica e divertida para as crianças que residem ou estudam na freguesia.
O livro, intitulado ‘Ferreiras às Cores’, apresenta um pouco da história e do património local de uma forma acessível e atrativa.
Com 28 páginas, a publicação inclui ilustrações para colorir, um quiz, sopas de letras e até um labirinto. A publicação destaca os vários poços existentes na freguesia, a igreja de São José e a centenária estação de Ferreiras.
As crianças ficarão a saber as origens do nome “Ferreiras”, assim como a localização das principais atrações da freguesia. No final, há espaço para que possam escrever sobre o que mais gostam na freguesia.
O livro foi apresentado na passada terça-feira, no auditório da Escola EB1, 2, 3 de Ferreiras. Os alunos puderam ficar a conhecer o livro e levar já para casa uma publicação, com dedicatória do presidente da Junta de Freguesia, Jorge Carmo.
“Esta é uma forma simples e didática de mostrar às crianças, alguma da nossa história e património, para que saibam um pouco mais sobre aquilo que nos rodeia”, afirmou Jorge Carmo. “Esta oferta tem ainda a função de assinalar a quadra natalícia, mas também de desafiar os mais novos a realizarem estas atividades durante o período de férias, saindo de casa e descobrindo a freguesia”, acrescentou.
Ivone Fernandes, subdiretora do Agrupamento de Escolas de Ferreiras, destacou a importância e oportunidade desta publicação. “Os alunos trabalharam conteúdos relacionados com o património local ao longo do ano enquanto oferta complementar e esta publicação vai ao encontro daquilo que eles estiveram a trabalhar”, afirmou. A professora e dirigente destacou ainda “a possibilidade de eles fazerem algumas atividades em família e poderem sair de casa, que é também importante durante as férias”.
O livro vai agora ser distribuído por todos os alunos das escolas de Ferreiras. Os encarregados de educação que porventura não receberem a publicação, podem solicitá-la aos serviços da Junta, através dos contactos habituais.