D.A.M.A. celebram 109 anos da freguesia de Portimão

A Junta de Portimão promove, este ano, um espetáculo dos D.A.M.A., no dia 12 de julho, na Alameda da Praça da República para assinalar o 109º aniversário da freguesia. “Será ao ar livre, gratuito e neste espaço central da cidade”, garante ao Portimão Jornal Maria da Luz Santana, presidente da Junta de Freguesia local.
Os D.A.M.A são uma das bandas que reúne a simpatia do público e, neste concerto, interpretarão êxitos como ‘Não Dá’, ‘Oquelávai’, ‘Às Vezes ou ‘Não Faço Questão’, numa promessa de enchente.
A autarquia tem, porém, outras iniciativas previstas para os próximos meses em diversos locais. Ainda antes do final desse mês, no dia 19, terá lugar o Festival da Canção Chaminé d’Ouro, também na Alameda. Será a 39ª edição desta iniciativa, que cumpre uma longa tradição na cidade, porque tem sido um palco onde têm atuado pequenos cantores de todo o país e um espaço onde têm surgido novos talentos.
Uma das grandes apostas da presidente Maria da Luz Santana, o Entre Artes, tem dinamizado a sede da autarquia, no seu pátio exterior, como um polo mensal de cultura. Assim, continua a ter lugar este evento, a cada primeiro sábado do mês, ao final da tarde, promovendo a cultura, a música e a história, a pintura, a enologia e a viticultura. Retoma, agora a 3 de maio, com as ‘Cantigas de Maio’, conforme adianta a autarca. Em junho será a atuação de música tradicional com os alunos da Escola Engenheiro Nuno Mergulhão, com o professor Balancho. Em julho, ainda não está confirmado o tema, e em setembro deverá ser dedicado ao fado.
Em agosto, também como é habitual, volta a ser realizada a homenagem ao músico João César, com o Festival de Acordeão a realizar-se na Alameda, naquela que será a 11ª edição do evento.
Já na baixa da cidade, a zona ribeirinha será animada nas noites de verão pela ‘Música no Coreto’. “Será todas as sextas-feiras, em julho e agosto, exceto durante a semana em que decorre o Festival da Sardinha, e estende-se até setembro”, diz ainda ao Portimão Jornal Maria da Luz Santana. Estão agendados concertos para 4, 11 e 18 de julho, 21, 22 e 29 de agosto e 5 e 12 de setembro.
A Junta de Freguesia está ainda a promover até junho, numa quarta-feira por mês, as ‘Histórias Contadas’, para os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo do concelho, na sala de teatro do polo da Pedra Mourinha.
Em pleno verão, e, ainda em julho, nos dias 21 e 22, o pátio da Junta de Freguesia recebe as ‘Noites ao Luar’, que, nos dias 24 e 25, passam pela Alameda. Esta é uma iniciativa que consiste na exibição de filmes ao ar livre.
No final da época alta, em setembro, está agendada a Semana Sénior, de 12 a 20 de setembro, com diversas atividades dedicadas a esta faixa etária.