Dia Mundial das Zonas Húmidas assinalado em Alvor com diversas iniciativas
O Município de Portimão vai remover o ‘chorão-das-praias’, na Ria de Alvor, e promover atividades de sensibilização para a recolha do lixo.
Estas iniciativas visam assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se comemora a 2 de fevereiro.
Assim, no dia 3 de fevereiro, alunos do 8.º ano da Escola Básica e Secundária da Bemposta fevereiro, vão participar na remoção e controlo do ‘chorão das praias’ no sistema dunar de Alvor.
A ação, que envolve duas turmas daquele estabelecimento de ensino, tem o apoio da Câmara Municipal de Portimão e visa sensibilizar os jovens para a proteção das zonas húmidas, realçando a importância destes ecossistemas para a existência de vida no planeta Terra.
O ‘chorão-das-praias’ (Carpobrotus edulis) é originário da África do Sul e foi introduzido há algumas décadas no sistema dunar de Alvor, que faz parte da Rede Natura 2000, para fins ornamentais e fixação de taludes e dunas.
Contudo, devido à sua elevada capacidade de propagação e crescimento, esta espécie exótica tem impedido o desenvolvimento e sobrevivência da vegetação nativa, formando nalguns locais tapetes contínuos, que devem ser regularmente monitorizados e removidos.
De acordo com o Decreto-Lei n.º 565/99 de 21 de dezembro, que regula a introdução de espécies não indígenas de flora e fauna, o ‘chorão das dunas’ é considerado uma espécie invasora, representando a segunda causa mais importante de perda de biodiversidade em habitats naturais.
A associação ambientalista A Rocha junta-se à efeméride e realiza a partir das 15h30 de sábado, 4 de fevereiro, uma campanha de sensibilização para a recolha de resíduos, intitulada ‘Leve o lixo consigo’.
Na ocasião, será colocado junto ao molhe da Praia de Alvor um painel relativo à educação ambiental, estando marcada para as 16h00 a palestra ‘O Lixo nas Zonas Costeiras’.
No encontro, que decorre no Centro Comunitário de Alvor e tem entrada livre, são esperados Marcial Felgueiras (A Rocha), Ivo Carvalho (Junta de Freguesia de Alvor), Luís Brito (Teia d’Impulsos) e representantes do Clube Naval D. João II e da Associação de Pescadores de Alvor, com moderação a cargo de Paula Banza.
Este conjunto de iniciativas d’A Rocha conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Alvor e o apoio da Câmara Municipal de Portimão.