Dias das Florestas e da Água assinalados em Loulé com diversas iniciativas de sensibilização ambiental
Com o intuito de assinalar o Dia Internacional das Florestas e o Dia Mundial da Água, o Município de Loulé dinamizou diversas iniciativas alinhadas com a política local de ação climática e a salvaguarda ambiental.
Para celebrar estas efemérides, este ano, destacaram-se nestes dias, entre as principais iniciativas, um percurso interpretativo na Estação de Biodiversidade da Tôr, realizado a 20 de março, com a presença de uma turma de 15 alunos do 11.º ano da Escola Profissional Cândido Guerreiro que teve a oportunidade de conhecer de perto este local.
O percurso contemplava 8 painéis informativos sobre a biodiversidade existente, destacando as plantas e os insetos, que são a base para a conservação dos ecossistemas terrestres, bem como a típica vegetação mediterrânica.
No dia 21 de março, reeditou-se a entrega gratuita à população de 2500 exemplares de várias espécies arbóreas (sobreiro, azinheiras, zambujeiro, alfarrobeira) e aromáticas (lavanda, alecrim, manjericão, tomilho-limão, orégãos e sálvia), na Cerca do Convento Espírito Santo.
Também neste dia, o Comando Territorial da GNR de Faro, o Município de Loulé e a Junta de Freguesia de Boliqueime escolheram a Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime para, em conjunto com as crianças e utentes da Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas de Boliqueime, realizar uma pequena caminhada e uma plantação de árvores, procurando, com este gesto, aumentar a consciencialização pública sobre a importância da preservação das florestas.
Também as questões relacionadas com a água, nomeadamente os impactes resultantes do stress hídrico e da sua escassez, situações que atualmente já se manifestam no território municipal e na região do Algarve, estiveram em destaque.
Neste âmbito, no dia 21 de março, através do Centro Ambiental, decorreu no Centro Comunitário da Tôr, a ação de sensibilização “A Última Gota” que teve como intuito informar e sensibilizar cerca de 2 dezenas de utentes seniores, assim como a comunidade local para a problemática da escassez de água, explorando o projeto #AÚltimaGota_Algarve da Associação Almargem, financiado pelo Fundo Ambiental e inserida no programa ‘ENEA 2020 – Produção e consumo sustentáveis’.