Dieta Mediterrânica em destaque no Dia Mundial da Alimentação
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve assinalou o Dia Mundial da Alimentação com a realização, no passado dia 16 deste mês, de um seminário, em conjunto com a Universidade do Algarve (UAlg) e com o apoio do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O tema em análise foi “Direito aos Alimentos para uma vida e um futuro melhores”. Esta iniciativa “focou-se na promoção de conhecimentos, competências e valores da Dieta Mediterrânica, trazendo diferentes painéis e abordagens, desde a criação de sistemas alimentares territoriais sustentáveis, passando pela segurança alimentar, a história dos alimentos, até à inovação gastronómica, num conjunto de conceitos e planos concretizados em projetos como o Revitalgarve ou o Host Lab”, refere a CCDR Algarve.
Para além das apresentações, houve oportunidade para conhecer os produtos do projeto Host Lab, que “tem aportado inovação a conhecidos produtos e alimentos da Dieta Mediterrânica, apresentado novas conceções, como azeite para barrar, creme de queijo de cabra e semifrio de alfarroba”.
A Universidade do Algarve promoveu também uma exposição de posters, um trabalho desenvolvido pelos alunos de Agronomia, no âmbito das raças autóctones da região e das variedades tradicionais de fruteiras, estas últimas em exibição no local.
A iniciativa contou também com um momento de demonstração de uma fumagem das “Churritas”, produto desenvolvido a partir da carne de ovinos da raça Churra Algarvia, no âmbito do projeto Revitalgarve, uma iniciativa de várias instituições públicas e privadas cofinanciadas pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), que procura promover a sustentabilidade e o aproveitamento dos recursos endógenos da região algarvia.