Documentário “Visões do Império” vai ser exibido em Lagos
O documentário “Visões do Império”, da autoria de Joana Pontes, vai ser exibido no próximo dia 14 de novembro, pelas 19h00, no Armazém Regimental de Lagos, na segunda sessão do ciclo “Libertar a Memória”.
Após a exibição do documentário, será realizado um debate com Débora Pinho Mateus, Marta Lança e Lúcia Furtado.
A Câmara de Lagos refere que, através da análise de registos fotográficos, o documentário da investigadora e realizadora torna possível reexaminar de forma crítica a História de Portugal e das antigas colónias, usando a fotografia enquanto objeto indispensável neste processo de conhecimento e reflexão.
Nesta edição do projeto “Libertar a Memória”, salienta a autarquia, “dá-se continuidade ao uso do cinema como instrumento de discussão, de linguagem transformadora, de educação e conhecimento sobre um tema tão desconfortável quanto necessário: fala-se da História, do passado colonial e pós-colonial e das suas consequências que perduram até hoje num Portugal ainda com dificuldades em abordar estes assuntos bem como pensar o seu impacto na construção da atual sociedade portuguesa”.
“Libertar a Memória” é um projeto promovido por O Corvo e a Raposa – Associação Cultural, com a coordenação e direção artística de Luísa Baptista, apoiado pela CCDR Algarve, tendo como parceiro o Município de Lagos, Museu de Lagos | Rota da Escravatura. Conta com o apoio de Cineclube de Faro, BUALA.org, Museu Zer0 e a livraria A Internacional.