Edifício da antiga Alfândega de Portimão vai ser transformado em espaço cultural
A Câmara de Portimão passa a gerir o edifício da antiga Alfândega, que vai ser transformado em espaço cultural.
No passada segunda-feira foi assinado entre o município e o Estado Português, representado pela ESTAMO – Participações Imobiliárias S.A., um acordo de transferência de competências de gestão de património imobiliário público relativo ao palacete de Domingos Leonardo Vieira.
A partir de agora, o imóvel, onde funcionaram a Alfândega e a Guarda Fiscal, vai ser “recuperado e adaptado pelo Município de Portimão visando criar um novo espaço cultural com diversas valências, entre as quais uma sala de conferências e salas para exposições, destinadas especialmente a mostras de arte contemporânea e à exibição de património imaterial, vigorando este acordo pelos próximos 50 anos”, refere a autarquia.
É objetivo municipal proporcionar no edifício, localizado na rua Júdice Biker, “as condições ideais para alargar as valências culturais nesta zona nobre da cidade”.
A edilidade diz que este acordo de transferência de competências representa “a concretização da garantia dada em maio último” pelo atual presidente da câmara, Álvaro Bila, durante “a apresentação pública do projeto de intervenção relativo ao Núcleo Museológico Casa Manuel Teixeira Gomes, com o qual o imóvel agora protocolado vai estar interligado”.
A cerimónia de assinatura, realizada em Lisboa, juntou 17 municípios de todo o país e envolve um total de 27 imóveis do Estado sem utilização ou devolutos e que passarão para a gestão autárquica.