Eficiência Energética na Iluminação Pública debatida na Câmara Municipal de Lagos
A Câmara Municipal de Lagos, o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR-UC) e o Centro Português de Iluminação (CPI), promovem uma Sessão Técnica sobre Iluminação para Interiores e Exteriores, no dia 17 de maio, às 14h00, no Auditório do Ed. Paços do Concelho Séc. XXI.
Esta é, segundo a Câmara Municipal de Lagos, uma organização conjunta das três entidades, promovida no âmbito do PremiumLightPro, um projeto europeu centrado na implementação de soluções inovadoras para sistemas de iluminação eficiente (de interior e exterior) no sector dos serviços públicos e privados. O principal objetivo é apoiar a implementação de soluções LED de elevada qualidade e eficiência utilizando os instrumentos e serviços apropriados.
Em Portugal, o projeto PremiumLightPro é dinamizado pelo ISR – Universidade de Coimbra, um instituto de Investigação e Desenvolvimento de base universitária, sem fins lucrativos que desenvolve atividades de investigação multidisciplinar nas áreas: da eficiência energética de produtos consumidores de energia nos setores industrial; residencial e de serviços: políticas de eficiência energética e planeamento integrado de recursos no setor da eletricidade.
É também parceiro na organização desta sessão técnica o CPI – Centro Português de Iluminação, uma associação que tem como objetivo promover e desenvolver o ensino e a boa arte em iluminação.
Entre os oradores, além de representantes do ISR e do CPI, estarão também elementos da Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve (AREAL) e da EDP Distribuição.
A iniciativa é destinada a gestores locais de energia, câmaras municipais e outras instituições públicas (em especial quem elabora cadernos de encargos), projetistas de iluminação, agências de energia, empresas de consultoria, empresas que elaborem projetos, fiscalização e direção de obra, consultores de energia e instaladores de soluções de iluminação.
Para a autarquia lacobrigense, o acolhimento desta sessão é mais uma oportunidade de consolidar conhecimentos numa área a que tem sido dedicada uma atenção crescente em termos de investimento municipal, conforme comprova a intervenção que está a ser desenvolvida no sentido de tornar a iluminação pública mais eficiente e no âmbito da qual serão substituídas por equipamentos LED cerca de oitocentas luminárias situadas em artérias principais da cidade.
A aquisição deste equipamento e do respetivo sistema de telegestão implica um investimento de 349 mil euros (acrescido de IVA), comparticipado pelo CRESC Algarve 2020, sendo a estimativa que esse valor seja recuperado em cinco anos, traduzindo-se numa redução anual estimada de 372 318 kWh (de consumo de energia elétrica), equivalente à redução de 134 ton de emissões de CO2.