Em Portimão, há muitas propostas para as crianças durante as férias da Páscoa
A pensar nos tempos livres originados pela interrupção letiva da Páscoa, o Museu, a Biblioteca Municipal e a Quinta Pedagógica de Portimão prepararam diversas propostas gratuitas para esse período, pensadas para que pais e filhos passem bons momentos em família.
O Museu de Portimão vai estimular a criatividade e a sociabilização dos mais novos, através da partilha de experiências que remetem para as tradições pascais, numa viagem pelos costumes desta época festiva.
As crianças dos 6 aos 12 anos terão oportunidade de contactar com os saberes e práticas da quadra na Oficina Educativa, programa de ocupação de tempos livres com o intuito de promover o gosto por temas relacionados com o património, a história e a cultura, numa perspetiva local e regional.
Entre as propostas figuram a narração da lenda do folar da Páscoa, a criação de fantoches de dedo, um mural com distintas sobre a temática, outras manualidades e alguns jogos tradicionais, bem como visitas às exposições atualmente patentes no Museu.
O objetivo é convidar as crianças a embarcarem numa viagem sensorial, proporcionando-lhes a oportunidade de melhorar os seus conhecimentos sobre a história pascal e as vivências da cidade.
O horário das atividades, limitadas a 25 vagas, decorre de 3 a 6 e de 10 a 14 de abril, das 9h00 às 13h00, exceto no dia 7 de abril, podendo ser solicitadas informações complementares pelos seguintes contactos: 282 405 235 / 230; oficinaeducativa@cm-portimao.pt
Quanto à Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, as propostas dividem-se em duas semanas (4 a 6 de abril, e de 11 a 14 de abril). As crianças serão recebidas num ambiente acolhedor e repleto de recursos, proporcionando um conjunto de atividades, como histórias, jogos cooperativos, meditação/mindfulness, posturas de ioga, relaxamento, consulta de livros e expressão plástica.
As histórias enquadrarão os exercícios de concentração e meditação, bem como as expressões e partilha de opiniões e sentimentos, enquanto as posturas de ioga estimularão a autoconsciência e autoconfiança através da respiração, do movimento e do relaxamento.
Não falta muita diversão entre as 10h00 e as 12h00, através dos jogos cooperativos sempre presentes para a ligação do grupo, aberto a crianças dos 4 aos 12 anos num máximo de 12 participantes, que se devem inscrever pelo telefone 282 480 476.
Por fim, as férias da Páscoa na Quinta Pedagógica também serão repartidas em dois períodos (4 a 6 e de 11 a 13 de abril) e dirigem-se às famílias, que poderão participar gratuitamente nas atividades relacionados com o meio rural, que se realizarão das 10h00 às 12h00.
Entre as propostas, figuram o ‘Pequeno-almoço aos Animais da Quinta’ (dias 4 e 11), ‘A Galinha põe os ovos da Páscoa’ (dia 5), ‘Construção de Hotéis de Insetos’ (dia 6), ‘Cozinhar é divertido’ (dia 12) e ‘Plantar uma Mini Horta’ (dia 13).
A inscrição para cada atividade é obrigatória e deve ser feita até à véspera pelo email quinta.pedagogica@cm-portimao.pt ou pelo telefone 282 248 595.