EMARP investe na deteção e reparação de fugas de água

A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) está a apostar no controlo ativo de fugas de água, através da execução de dois novos projetos financiados pelo Fundo Ambiental.

O compromisso de intensificar esforços que levem a uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos leva a que a empresa tenha avançado com estas medidas, “que preveem a implementação de equipas e meios especializados para a deteção e reparação de roturas na rede de distribuição em baixa”.

Neste momento, a EMARP está a efetuar uma campanha de deteção de fugas numa extensão de 130 quilómetros do sistema de abastecimento da rede pública no concelho, tendo as localizações sido escolhidas com base na antiguidade da rede, densidade de ramais por quilómetros de rede e variação de caudal sazonal. “O serviço, a cargo da empresa ‘B.Efficient’, permitirá identificar fugas ocultas especialmente em zonas mais antigas e problemáticas da cidade”, garante a EMARP.

Em paralelo, a Empresa Municipal adquiriu 20 ‘loggers’ acústicos, à Tecnilab, que, com recurso à inteligência artificial, vão monitorizar em permanência a rede de abastecimento e enviar alertas diários, de forma automática, permitindo determinar o local provável das fugas.

Numa primeira fase, os dispositivos serão instalados na Urbanização Monte Canelas, na freguesia da Mexilhoeira Grande, e, mais tarde, podem ser colocados noutros pontos de rede, significando uma mais-valia a longo prazo, assegura ainda a EMARP.

“Os dois projetos de controlo ativo de fugas são financiados pelo Fundo Ambiental, no âmbito de um protocolo de colaboração técnica e financeira, e vão contribuir para o uso sustentável e proteção dos recursos hídricos”, acrescenta ainda a Empresa Municipal.

You may also like...

Deixe um comentário