EMARP lança campanha de sensibilização dirigida aos banhistas
A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) lançou uma campanha de verão, que tem como lema “A melhor pegada não deixa marca”-
Esta iniciativa tem como objetivo, refere a EMARP, “sensibilizar e incentivar os utilizadores das praias portimonenses a usufruírem das zonas balneares com responsabilidade, sem prejudicarem os ecossistemas marinhos e a sua biodiversidade, através dos resíduos descartados no areal, que acabam por chegar ao mar”.
Além da sinalética bilingue, ativada junto à contentorização existente nas áreas balneares, a campanha contempla uma página online – emarp.pt/pegadaverao, onde os utilizadores têm acesso a dados que refletem o impacte dos resíduos nos oceanos e um passatempo, que convida a comunidade a juntar-se ao movimento: “A melhor pegada não deixa marca”.
Todos os participantes que publicarem um conteúdo nas redes sociais apelando à proteção da praia, referindo a forma correta de depositar os resíduos, ganham uma t-shirt. O regulamento do passatempo encontra-se disponível na mesma página.
Por outro lado, a partir do dia 15 julho, a equipa da EMARP estende um tabuleiro gigante no areal da Área Desportiva da Praia da Rocha e desafia os veraneantes a participarem “no jogo que tem o objetivo de sensibilizar para a mudança urgente de práticas que promovem a redução e reciclagem de resíduos, em particular de plástico de uso único, entre elas o consumo de água da torneira e utilização de garrafas de água reutilizáveis, sem esquecer que o lugar dos resíduos é sempre no interior dos contentores e nunca na sua envolvente ou no areal”.