Empresas de Albufeira distinguidas com prémios PME Líder e Excelência

Atribuído desde 2008, o Estatuto PME Líder tem contribuído para aumentar a visibilidade das empresas que se destacam nas suas áreas de atuação. A distinção é atribuída pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP, em conjunto com o Turismo de Portugal e várias  entidades bancárias de referência. Além de conferir prestígio e notoriedade às empresas  distinguidas, o Estatuto PME Líder permite o acesso a melhores condições de financiamento, ao catálogo formativo disponibilizado pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial, bem como  a um conjunto de outros benefícios. 

No seguimento do anúncio das empresas distinguidas, o Município de Albufeira tem procurado assinalar a ocasião através da organização de uma sessão pública. Com uma breve interrupção no período da pandemia, tem sido assim desde o início da década passada. A cerimónia pública de entrega dos galardões às 99 empresas de Albufeira distinguidas no âmbito do último concurso promovido pelo IAPMEI, realizou-se no passado dia 2 de abril, e juntou dezenas de convidados no Restaurante Le Club. 

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira destacou a “mudança no modelo da cerimónia,  que desta vez procurou fomentar mais o convívio e a troca de ideias entre empresas”. José Carlos Rolo saudou as empresas distinguidas, e destacou a sua importância para o  desenvolvimento da economia do concelho. O autarca revelou ainda que, em 2024, Albufeira ocupou o segundo lugar nos concelhos com mais dormidas a nível nacional (apenas atrás de Lisboa), “um resultado que só se consegue com empresas de excelência”. 

Antes do momento dedicado à entrega dos prémios às 54 PME que participaram na cerimónia, houve ainda tempo para várias intervenções. O vice-presidente do município e vereador com o pelouro do empreendedorismo agradeceu o “enorme contributo das empresas para a  economia local”. Cristiano Cabrita destacou também o trabalho conjunto que tem sido  desenvolvido entre a Autarquia e as empresas, e confessou estar seguro de que “continuaremos a caminhar lado a lado para tornar Albufeira num concelho de referência a  nível nacional”. 

Nos últimos anos, tem crescido o número de empresas distinguidas. Também em Albufeira, o número de PME premiadas tem vindo a aumentar, e, em 2023, representaram 16% das empresas distinguidas no distrito de Faro. O presidente da CCDR Algarve referiu-se ao aumento significativo no número de empresas registadas em Albufeira ao longo da última década. Para José Apolinário, a justificação deve-se ao crescimento do setor turístico, que “está a impulsionar  a criação de mais empresas”. 

O aumento no número de empresas registadas tem também sido acompanhado por um maior  reconhecimento atribuído à certificação PME Líder e PME Excelência. Para o vice-presidente do  IAPMEI, Nuno Gonçalves, “a distinção é hoje mais do que reconhecida pelas empresas, pelos  mercados financeiros e pelo Estado”. Após partilhar com a plateia alguns dos benefícios que a certificação oferece às empresas, Nuno Gonçalves saudou as PME distinguidas e confessou que “é um orgulho quando o IAPMEI visita estas empresas e repara que a distinção é muitas vezes  colocada à porta”. 

Antes de fechar a ronda de intervenções, houve ainda tempo para a leitura de uma mensagem redigida pelo presidente do Turismo de Portugal, a cargo do diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, Pedro Moreira. Numa intervenção dedicada à capacidade de gestão eficaz que as PME na área do turismo têm conseguido demonstrar, foram também referidos alguns dos principais desafios que as empresas terão de enfrentar nos próximos anos, nomeadamente no que diz respeito à criação de valor e à sustentabilidade das práticas empresariais. Para poder ter acesso à distinção, as empresas que concorrem têm de cumprir vários requisitos, como empregar pelo menos 8 pessoas, e ter um volume de negócios não inferior a um milhão de euros (ou a 500 mil euros para empresas do setor do Turismo). 

You may also like...

Deixe um comentário