Envelhecimento ativo foi tema de encontro internacional em Loulé
Loulé acolheu, entre 21 a 23 deste mês, o primeiro “Cluster Meeeting” do projeto URBACT “One Health 4 Cities”, em que participaram representantes de Espanha e da Roménia. O tema em análise foi o envelhecimento ativo.
“Foram três dias intensos, entre reuniões, apresentações por parte dos parceiros locais e visitas”, refere a autarquia louletana. Os grupos tiveram a oportunidade de apresentar as suas cidades – Benissa (Espanha) e Suceava (Roménia) – e a visão que têm para torná-las “mais saudáveis”, bem como conhecer o trabalho que está a ser feito em Loulé.
O programa teve início com um encontro com o presidente da câmara, Vítor Aleixo, que, para além de dar as boas-vindas, realçou a importância da partilha de experiências e conhecimentos no trabalho desenvolvido no âmbito do envelhecimento ativo. “Este é um tema ao qual a autarquia se tem dedicado, tendo realizado parcerias com entidades públicas e privadas e desenvolvido projetos em prol da qualidade de vida de população mais idosa”, refere, em nota de imprensa, a edilidade.
Os representantes espanhóis e romenos tiveram depois oportunidade de conhecer os projetos que estão a ser desenvolvidos no concelho algarvio.
“Em apenas 8 ou 10 anos, Loulé está a fazer um trabalho impressionante! Há muitas coisas que temos a aprender convosco. Esta foi uma visita muito inspiradora e esperamos poder replicar no nosso município muito do que aqui vimos, afirmou, no final, Laura Morar, da equipa de Suceava.
“Levamos boas ideias de Loulé. Somos um município pequeno e há coisas que não podemos adaptar porque não temos a capacidade nem as infraestruturas para poder fazê-lo. Vimos que vocês têm uma grande capacidade de mobilizar os idosos em diferentes atividades e também organizar e juntar voluntários em muitas iniciativas para as pessoas, em todos os âmbitos, e essa é uma das ideias que vamos copiar”, referiu, por seu turno, Jorge Ivars, da comitiva espanhola.
A título de balanço, Tiago Guadalupe, coordenador da parte de Loulé do projeto URBACT “One Health 4 Cities”, revelou o sentimento de “missão cumprida”. “O objetivo era que houvesse esta troca de experiências, de boas práticas, de mostrar tudo o que nós fazemos no concelho de Loulé relacionado com o envelhecimento ativo.” disse este responsável.
Refira-se que no final de outubro, Loulé e Suceava vão estar em Benissa, enquanto que em maio de 2024 será a vez da cidade de Suceava ser a anfitriã do terceiro “Cluster Meeting”.