Escola de Hotelaria e Turismo estreou ‘Enofest’ 

Texto e foto: José Garrancho


A Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Portimão promoveu, no dia 25 de novembro, a primeira edição da ‘Enofest’, um evento dedicado sobretudo aos vinhos locais, mas que englobou também uma ampla mostra da gastronomia regional, com propostas que foram das ostras aos crepes à algarvia, passando pelo xerém, arroz de lingueirão e outras iguarias.

Aliás, como afirmou Pedro Moreira, diretor da EHT de Portimão, o objetivo deste evento, que espera repetir, é a promoção da variedade e qualidade dos vinhos, da gastronomia e dos produtos regionais. Nesta primeira edição do evento estiveram representados os concelhos de Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão e Silves, não só por produtores, como por autarcas. A Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) e a Região de Turismo do Algarve (RTA) também não faltaram à estreia deste evento, tendo participado através dos respetivos presidentes.

Um dos pontos altos, que merece elogio dirigido aos professores e alunos da EHT, foi o almoço volante regional oferecido no ‘restaurante de aplicação’, que desafiou o olfato e o paladar, através da conjugação dos sabores tradicionais com a inovação. Foi ainda digno de nota o profissionalismo demonstrado pelos alunos, sempre atentos às necessidades mais básicas de quem estavam a servir.

Na área da pedagogia, houve palestras, workshops e masterclasses conduzidas por profissionais de renome e com um conhecimento profundo sobre enologia. Também os produtores apresentaram os seus melhores produtos, explicando as suas particularidades e dando-os a provar aos visitantes da ‘Enofest’.

Dado o sucesso que esta iniciativa conquistou e o número de candidatos a participar, a EHT poderá ter intenção de repetir parte do programa, no que diz respeito aos workshops e às masterclasses, em breve.

‘Natal em Harmonia’ propõe tradição com ‘twist’

À semelhança do ano passado, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão promove um workshop que pretende ensinar a forma de recriar composições tradicionais e criar harmonizações com ingredientes acessíveis. Será no dia 15 de dezembro, entre as 18h30 e as 21h30, e terá como formador Nuno Pires. Com o preço de 25 euros, os interessados podem obter mais informações ou inscrever-se online (academiadigital.turismodeportugal.pt/index.php?option=com_training&task=show&id=8503&Itemid=33).

You may also like...

Deixe um comentário