Escola Jacinto Correia recolhe resíduos elétricos e eletrónicos
A Escola Jacinto Correia, em Lagoa, está a recolher Resíduos Elétricos e Eletrónicos (REEE), que serão depois encaminhados para as entidades que promovem a sua valorização e reciclagem.
Todos os tipos de grandes e pequenos eletrodomésticos, como frigoríficos, máquinas de lavar roupa, micro-ondas, torradeiras podem ser depositados num contentor colocado no recinto do estabelecimento escolar.
Para isso, deverá dirigir-se ao portão principal, durante o horário escolar, para que seja depois aberta uma porta lateral, onde poderá descarregar os resíduos. A escola está também a aceitar lâmpadas, pilhas e rolhas de cortiça, que podem ser deixadas na portaria, em caixas ali colocadas para o efeito.
Até ao momento, a Escola Jacinto Correia já recolheu cerca de 400 quilos de eletrodomésticos e a adesão tem sido boa, com pais, professores e alunos a contribuírem para esta iniciativa que está aberta à população, de forma a contribuir para um ambiente mais sustentável. Também muitos miúdos têm trazido pequenos eletrodomésticos, como torradeiras e secadores.
Há dois anos, este estabelecimento conseguiu recolher quase 70 quilos de pilhas e ganhou um prémio. A partir daí passou a ser uma Escola Eletrão e uma Eco-Escola.
O que é?
A Escola Electrão é um projeto que já vai na 11ª edição e que procura sensibilizar a comunidade escolar em torno de um esforço em prol do ambiente: a reciclagem de resíduos elétricos e de pilhas. Para além de contribuírem para a proteção do ambiente, as escolas, os professores e alunos envolvidos podem receber prémios, em função das quantidades de resíduos recolhidos.