Escultura ‘Neptuno’, de Pedro Cabrita Reis, mudou de morada
As comemorações do Dia do Município de Faro, que se assinala hoje, 7 de setembro, arrancaram ontem, com a inauguração da escultura ‘Neptuno’, da autoria do artista plástico Pedro Cabrita Reis, que foi relocalizada para o Jardim da Alameda, após ter estado no Museu Municipal.
Inspirada no tapete romano do mosaico do Deus Oceano, exposto no Museu Municipal de Faro, a peça foi criada por Pedro Cabrita Reis por ocasião da exposição ‘Quatro Esculturas e um Auto-Retrato’, com obras da Coleção de Serralves e trabalhos inéditos do artista.
Nascido em Lisboa, mas residente no Algarve, Pedro Cabrita Reis esteve presente nesta inauguração e revelou-se “feliz por ter tido a possibilidade de criar esta escultura, a partir de um repto da autarquia” e de agora vê-la integrar um jardim que, há uns anos, tinha “um aspeto um pouco mais triste e que agora, depois de requalificado, está lindo, além dos maravilhosos e enigmáticos pavões, voltou a estar cheio de crianças, famílias, pessoas que param e descansam, namorados…”.
“Um jardim é isto: um lugar de desfrute da natureza, nos centros das cidades, e esta escultura passa agora a ter também o mesmo valor que estas árvores, passa a fazer parte de uma ‘floresta de pensamento’”, concluiu poeticamente este que é um dos mais reconhecidos artistas plásticos nacionais e internacionais.
Também Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal, agradeceu toda a disponibilidade e o trabalho de Pedro Cabrita Reis, que, “além de ‘algarvio’, também já é munícipe farense e tem sido um amigo do concelho de Faro, pelo que nos tem ajudado a crescer na área cultural”.
“O Jardim da Alameda era um espaço que estava a morrer e foi reaberto há cerca de um ano, após ser completamente requalificado e, agora, além da vida que já tem, fica certamente muito mais rico com a instalação desta peça de um artista tão reconhecido nacional e internacionalmente como o Pedro Cabrita Reis”, concluiu o autarca.