‘ESTAR’ desafia a falar sobre autismo
O projeto ‘ESTAR e viver bem na freguesia’ promove mais uma ação este sábado, dia 20 de abril, às 15h00, no auditório do Centro Pastoral Paul Roth, na Mexilhoeira Grande.
Desta vez, o desafio proposto pela união dos grupos e associações daquela freguesia e pelas médicas voluntárias Inês Caetano e Maria José Fonseca, com o apoio da Câmara de Portimão, será para falar sobre o autismo.
A reunião é direcionada para educadores, professores, profissionais de saúde, mas está aberta a todos os cidadãos interessados pelo tema. Reconhecer as características de uma perturbação do espectro do autismo e os sinais de alerta, saber como é efetuado o diagnóstico, como atuar, quais as estratégias de intervenção e até saber como viver e conviver com esta condição são algumas das propostas de assuntos a abordar.
“É fundamental que os pais e educadores estejam atentos aos primeiros sinais de alerta, pois o diagnóstico precoce é determinante para que a intervenção possa começar o mais cedo possível. Só uma identificação o mais precoce possível permitirá uma intervenção mais adequada, quando a plasticidade cerebral está em pleno”, alerta ainda a organização.
A sessão contará com diversos especialistas que contribuirão para um melhor esclarecimento sobre o autistmo. Para tal, o projeto associou-se à Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA), ao Centro de Desenvolvimento Torrado da Silva, do Hospital Garcia de Orta, e ao Centro de Desenvolvimento Pediátrico do Centro Hospitalar do Algarve (CHUA). Na mesa redonda participam como moderadora Maria José Fonseca, neuropediatra, Anabela Farias, psicóloga clínica, e Graça Santos, terapeuta ocupacional, ambas a exercer no Garcia de Orta, Carla Mendonça, neuropediatra, e Noémia Silva, pediatra de neurodesenvolvimento, ambas do CHUA.
Com início às 15h00, a iniciativa termina com a atuação de ‘Os Autísticos’ da APPDA. A participação é gratuita, mas é necessário que os interessados efetuem inscrição prévia online ou por email (estareviver@gmail.com).