Estudantes do Instituto Piaget de Silves desenvolvem competências na prescrição de treinos para a prevenção de lesões
A prescrição de um treino com o objetivo de melhoria da condição física e das habilidades gestuais é importante para conhecer a modalidade, não somente os movimentos realizados, mas também a duração e a repetitividade de cada um desses movimentos, para que o treino enfatize o sistema energético mais utilizado na prática da modalidade.
O treino funcional permite simular os movimentos que são executados na prática da modalidade, necessários para correção dos gestos técnicos e também para melhorar a estabilidade das articulações, prevenindo as lesões.
O surf, uma modalidade que tem adquirido cada vez mais adeptos e popularidade, ainda há muito trabalho a desenvolver sobre treino específico, tendo em conta a prevenção de lesões.
A partir da perceção de alguns movimentos que são executados durante a prática do surf, como o take-off (ficar de pé na prancha) e o movimento de remada numa superfície instável (água), tornou-se mais fácil a aquisição dos conhecimentos sobre os tipos de exercícios que devem ser incluídos numa sessão de treino funcional para prevenção de lesões.
Os estudantes da licenciatura em Fisioterapia experimentaram uma aula de surf e um plano de treino funcional de forma a perceberem o motivo da inclusão de cada exercício em específico. Estas atividades foram ministradas pelos monitores Josué Nunes e Pedro Lima da Future Surfing School.
Recentemente, o Instituto Piaget de Silves dinamizou um encontro entre atletas de surf, bodyboard e windsurf, com a presença de Joana Schenker, Gonçalo Pinheiro, Paulo Almeida, Miguel Martinho e Luís Fonseca, com o objetivo de conhecer a rotina de treino dos atletas de alta competição e de perceber a importância do acompanhamento do Fisioterapeuta nos treinos.
O fisioterapeuta que atua na área do desporto tem como função elaborar um plano estratégico de prevenção, tendo em consideração os movimentos mais realizados na modalidade, os locais anatómicos mais propensos às lesões, os tipos e os mecanismos de lesões mais frequentes. Além disso, o fisioterapeuta deve dar apoio ao atleta no momento da competição, tanto na sua preparação, quanto na sua recuperação pós-esforço e, no tratamento de alguma eventual lesão que possa ocorrer.