Exposição “Século dos Mares” encanta Forte Ponta da Bandeira


A exposição dos artistas Tara e Sylvain Bongard estará patente no Forte de Lagos entre 31 de agosto e 28 de dezembro, apresentando esculturas em grés cerâmico que invocam o mundo marinho e a sua simbiose com o ser humano.

O casal de artistas ceramistas, Tara e Sylvain Bongard, conheceu-se em 2008, altura em que embarcaram na aventura da criação em peças em barro de grés com aplicações de cobalto, cobre, cinza e terra para obter requintadas texturas e cores. Com estúdio em Ferragudo, os temas usados nas suas obras estão habitualmente ligados à fauna e flora marinhas do Algarve, sempre preocupados com a poluição e descuido humano para com a Natureza. Os seus trabalhos e criatividade são influenciados por artistas como Rafael Bordalo Pinheiro e Jorge Barradas.

A exposição “Século dos Mares” é um culminar de anos de trabalho que pretende explorar a união entre o ser humano e os mares nas várias representações do mundo marinho, uma ligação milenar que trespassa a intemporalidade de um forte militar como é o Forte Ponta da Bandeira, estabelecido como bastião da defesa dos oceanos.

As esculturas em grés cerâmico pretendem fazer sobressair a infindável originalidade e a surpreendente beleza destes seres marinhos, muitos deles à beira de uma extinção massiva, tendo ao mesmo tempo o objetivo de alertar as atuais gerações para a inevitável reflexão sobre a eminente ameaça da poluição sobre o ambiente.

A mostra poderá ser visitada de terça a domingo, entre as 9h30 e as 12h30 e das 14h00 às 17h00. O preço da entrada no Forte é de três euros (1,50 euro para maiores de 65 anos e detentores de Cartão Jovem).

You may also like...

Deixe um comentário