Fado, música clássica e folk integram Festival MED
Na sua 15ª edição, o Festival MED volta a apostar num programa musical diversificado em que, para além das músicas do mundo, há propostas diferenciadoras que, ano após ano, têm tido uma forte adesão por parte do público, de que são exemplos o fado e os temas clássicos.
No claustro do Convento Espírito Santo, voltará a recriar-se uma casa de fados típica, com petiscos portugueses. O MED Fado pretende homenagear a expressão musical que foi distinguida, em 2011, como Património Imaterial da Humanidade da UNESCO. Diariamente irão passar por este palco fadistas algarvios.
No dia 28 de junho, quinta-feira, atuará Márcio Gonçalves, acompanhado por Ricardo Martins (guitarra portuguesa) e Nuno Martins (viola de fado). Para o dia 29 de junho, a convidada é Cátia Allandra que terá a seu lado José Alegre (guitarra portuguesa) e Nuno Martins (viola de fado). Finalmente, a 30 de junho, sábado, o jovem fadista louletano André Catarino será acompanhado em palco por José Pinto (guitarra portuguesa) e Nuno Martins (viola fado).
Numa altura em que já está concluído o restauro do pórtico da Igreja Matriz de Loulé, a música volta a ecoar no interior deste edifício religioso da cidade em mais um MED Classic. Na noite de arranque do MED, 28 de junho, será apresentado o ‘Concerto de Primavera’, para piano a quatro mãos, com os exímios Alexei Eremine e Yan Mikirtumov interpretando repertório de temática especificamente primaveril, e nas versões originalmente arranjadas pelos próprios compositores para piano: Debussy, Stravinsky e Rachmaninov.
Já na sexta-feira, 29 de junho, a soprano Carla Pontes junta-se ao prestigiado acordeonista Gonçalo Pescada para um concerto com temas de J. S. Bach, G. Caccini, M. Ravel, José Afonso, V. Vlassov, G. Gershwin ou Astor Piazzolla.
O Quarteto de Cordas Sul’Arte traz ao MED Classic, no dia 30 de junho, três dos mais importantes compositores clássicos de todos os tempos: Haydn, Mozart e Tchaikovsky. O grupo é composto por músicos profissionais a trabalhar no Algarve, José Gomes e Helena Duarte nos violinos, Ângela Silva na viola e Mikhail Shumov no violoncelo.
Ainda no âmbito do programa do MED Classic, o Ensemble de Flautas de Loulé sobe ao palco no dia de encerramento (1 de julho) para o concerto ‘Tutti & Soli – Clássicos da Música Antiga’. O Ensemble, dirigido por Ana Figueiras e David Campelo, é composto por André Melo, Carla Coelho, Carlos Borges, Carolina Martins, Diogo Miguel, Élson Pereira, Érica Pereira, Iara Pereira, Inês Pereira, Joana Fernandes, Leonor Fernandes, Patrícia Martins e Teresa Rufino.
Fora do recinto – Off MED – também há propostas musicais neste programa do 15º Festival MED. A organização reforça a parceria com o bar louletano Bafo de Baco e é aí que irá decorrer o concerto do projeto The Folk Colective que reúne os músicos Fast Eddie Nelson, Nelson Graf Reis e Tio Rex. Este concerto terá um custo de 5 euros, mas é de entrada livre para quem apresentar um bilhete de qualquer um dos dias do Festival MED 2018.
Refira-se que a pré-venda de bilhetes (a preços reduzidos) decorre até ao dia 24 de junho.
Toda a informação em www.festivalmed.pt