Famílias mais fragilizadas têm ‘Resposta já’ da Câmara de Albufeira
A Câmara Municipal de Albufeira reforçou o apoio social às famílias do concelho, através de um protocolo que firmou com a Associação Humanitária Solidariedade de Albufeira (AHSA), com vista a responder às necessidades imediatas de famílias que estejam a ser afetadas pelas consequências da pandemia no novo coronavírus, o COVID-19.
“Em pleno Estado de Emergência Nacional, são muitas as famílias que perdem a liquidez necessária para fazer face aos seus compromissos. Nesse sentido, e complementando um conjunto de medidas já anunciadas no âmbito do apoio às famílias e às empresas”, a autarquia avançou com mais esta medida de apoio.
José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, esclarece que “esta é mais uma medida para mitigar a atual situação de dificuldade social e que pretende ser muito prática no sentido de acudir no imediato à falta de liquidez das famílias”.
O autarca diz ainda que “estes apoios são fundamentais, mais ainda quando criados em rede, neste caso com uma Associação com reconhecido trabalho no terreno a este nível, podendo ainda estender-se a outras entidades em função do cenário que formos traçando”.
Através dos Serviços de Apoio Social, serão identificados e sinalizados os agregados familiares que necessitam desse contributo.
Ana Pífaro, vice-presidente da Câmara com o pelouro dos Assuntos Sociais, refere que “este instrumento procura responder no imediato ao nível da aquisição e disponibilização de bens de primeira necessidade, seja alimentação, higiene, ou medicação, mas também no apoio ao pagamento das despesas fixas mensais, relacionadas com água, eletricidade ou gás”.
As famílias interessadas em ter acesso ao ‘Resposta Já!’ deverão formalizar o seu pedido através de email (accao.social@cm-albufeira.pt) ou online (https://www.cm-albufeira.pt/content/plano-de-emergencia-covid19). Os interessados podem ainda pedir mais esclarecimentos por telefone (289 599 509/ 289 598 867).
O pedido deve ser acompanhado de documento de identificação de todos os elementos do agregado familiar, documentos comprovativos de eventual situação de desemprego, documentos relativos ao montante das prestações sociais (RSI, Pensão de Invalidez, Pensão de Velhice, entre outros), bem como os últimos dois recibos de vencimento dos elementos do agregado familiar nessa condição.
Para outros esclarecimentos e encaminhamento devido, a Câmara Municipal de Albufeira disponibiliza a Linha Gratuita 800 219 289.