Faro acolhe concurso do cão do barrocal algarvio

cartaz

Vai decorrer no Parque das Figuras a 29 de agosto, a partir das 10h00, o 1º Concurso do Cão do Barrocal Algarvio, que em Faro visa divulgar o histórico e a importância da raça.

O barrocal, estreita faixa entre o litoral e a serra, foi o habitat onde a Associação de Criadores do Cão do Barrocal Algarvio resgatou este animal do anonimato, tendo nessa sub-região e ao longo de muitas gerações o cão desenvolvido características próprias, o que permitiu que fosse utilizado como cão de caça e de guarda.

Era conhecido como “lanudo”, “felpudo”, “fraldado”, “desfraldado” ou “abandeirado/ embadeirado” por ter a cauda em forma de bandeira, pelo que aquela associação decidiu que cão do barrocal algarvio seria a mais indicada, devido ao excesso de designações.

O cão do barrocal algarvio encontra-se em processo de reconhecimento enquanto raça portuguesa, o qual está a ser acompanhado pela Direção Geral de Veterinária e Clube Português de Canicultura.

Há 16 anos, no início do processo, o número de exemplares era diminuto, muito embora neste momento, e fruto de um trabalho aturado e seletivo orientado pela Associação de Criadores do Cão do Barrocal Algarvio, calcula-se que o número de cães já terá ultrapassado os 1500, o eu faz crer que, num prazo curto de tempo, seja reconhecido como mais uma raça portuguesa.

You may also like...

Deixe um comentário