Faro substitui festival por ‘Noites F’
O Largo da Sé, na Vila Adentro, em Faro recebe as ‘Noites F’, entre 13 do agosto e 13 de setembro, com 20 espetáculos de música, humor e magia, naquela que é uma celebração do Festival F, suspenso devido à pandemia da covid-19.
A iniciativa terá lotação reduzida e respeitará todas as normas impostas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e levará a palco muitos nomes bem conhecidos do público.
Entre a noite de estreia, com Diogo Piçarra, e a de encerramento, com Miguel Araújo, há humor com César Mourão, Herman José e Salvador Martinha, magia com Luís de Matos e muita música da pop, de Aurea, Agir,D.A.M.A e Fernando Daniel, ao heavy-metal dos Moonspell ou o hip-hop de Piruka, passando pelos espectáculos especiais, em dueto, de Tiago Nacarato & Bárbara Tinoco e de Carolina Deslandes & Jimmy P, até aos concertos de António Zambujo, Os Quatro e Meia, Pedro Abrunhosa, Sérgio Godinho, The Black Mamba e Xutos & Pontapés. Estas 20 ‘Noites F’ comemoram o reencontro entre o público e os artistas, com os olhos postos no F de Futuro.
Na impossibilidade de em 2020 realizar o Festival F, que nos últimos anos tem vindo a consolidar a missão de revelar alguns novos talentos da música portuguesa e consagrar outros tantos artistas em ascensão, as ‘Noites F’ apresentam um cartaz eclético, inspirado na linha de programação dos vários palcos que habitualmente integram o festival, mantendo e respeitando a sua diversidade e abrangência, justifica a Câmara Municipal de Faro, entidade organizadora. Os espectáculos têm sempre início às 22h00 e os bilhetes já se encontram à venda.
Na última edição, em 2019, o Festival F levou à Vila Adentro perto de 60 mil pessoas, das quais 24 mil na noite de reunião dos Ornatos Violeta, a propósito do 20º aniversário da edição do seminal álbum ‘O Monstro Precisa de Amigos’, que esgotou.
Nas Noites F, os 20 espectáculos que celebram o Festival F decorrerão apenas no Largo da Sé, que acolhe o Palco Sé, ficando os restantes palcos e espaços do festival, Quintalão, Museu, Ria, Fábrica, Formosa, claustros da Sé, a aguardar por 2021 para voltar a receber música, artes plásticas, workshops, novo circo, teatro, humor e tertúlias, numa programação diversificada.