Feira da Aguardente e Mel da Cortelha teve muita adesão
No passado sábado, dia 11 de março, realizou-se a Feira da Aguardente e Mel da Cortelha, “que provocou uma autêntica romaria até ao interior do concelho de Loulé”, de acordo com a organização.
O dia começou com um passeio pedestre que contou com mais de 350 participantes, que num percurso de 10 km, puderam visitar algumas destilarias de aguardente de medronho, em plena produção.
Entretanto, decorria no Pavilhão do Polidesportivo da Cortelha a segunda edição da Feira da Aguardente e Mel da Cortelha, onde marcaram presença mais de 40 expositores, entre eles diversos produtores de aguardente e mel, bem como muitos artesãos, mas também doçaria tradicional algarvia.
Os visitantes puderam provar a aguardente de medronho e o mel de rosmaninho da Serra do Caldeirão, mas também degustar a gastronomia serrana. Entre as diversas iguarias, destaque, por exemplo, para a chouriça assada, o galo guisado com batatas, o jantarinho de grão, entre outros pratos.
Além da caminhada, da gastronomia serrana e do muito artesanato presente, a animação foi essencial para manter vivas as tradições musicais algarvias, através das sonoridades dos mais de 15 acordeonistas da Orquestra Garvefole e das danças e cantares do Rancho Folclórico ‘As Mondadeiras das Barrosas’. Para terminar a animação, subiu ao palco Ruben Filipe já noite dentro com o sempre ritmado baile.
A organização esteve a cargo da Associação dos Amigos da Cortelha, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.